NordesteLAB inicia celebração dos 10 anos com lançamento da próxima edição
Considerado o maior evento de mercado do audiovisual do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo, o NordesteLAB anuncia a edição de 2024, que celebra os 10 anos de criação da plataforma de articulação e fomento do setor. Neste ano, o evento será realizado de 03 a 06 de dezembro, em Salvador.
“Teremos ações tradicionais do NordesteLAB, como as discussões e mesas sobre as políticas públicas e também as Rodadas de Negócios. Ainda estamos finalizando algumas conversas para divulgar novidades, mas já podemos adiar que teremos o pitching dos projetos do Laboratório Universitário e também teremos pitchings de projetos em parceria com uma outra iniciativa, que vamos divulgar em breve. Teremos Masterclass com assuntos que interessam ao mercado se aprofundar e que acontecem em espaços de uma audiência mais restrita. Vamos anunciando cada novidade nos próximos meses”, revela Gabriel Pires, fundador e diretor geral do NordesteLAB.
O lançamento da edição 2024 foi realizado na noite desta terça-feira (18), em um anúncio conjunto com outros dois eventos que movimentam o audiovisual na capital baiana: Animaí e DiALAB Festival, na Saladearte do CineMAM, no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. “Fazer o lançamento junto foi uma provocação feita para que houvesse uma dinâmica para que o setor percebesse que se você trabalha, faz, quer discutir, se inteirar e fazer negócios precisará estar em Salvador em dezembro. A parceria do Animaí, DiALAB e NordesteLAB só reforça que o audiovisual é diverso, abarcando uma grande amplitude de ações, nichos e é uma cadeia imensa, que dá trabalho e gera renda para muita gente”, comenta.
Uma das novidades anunciadas durante o lançamento da 10ª edição do NordesteLAB, foi o retorno do Laboratório Universitário. Foram realizadas duas edições, sendo a última em 2021. “É uma atuação que constrói muitas sinergias com quem quer entrar no setor e quem já está. É uma ótima oportunidade para que quem está na faculdade possa entender como se dão alguns processos de desenvolvimento de projetos por quem já está na prática cotidiana e profissionalmente. Temos um grande carinho por essa iniciativa, já que o NordesteLAB nasce fruto de discussões na universidade, além do que é uma forma de muitos jovens realizadores saírem da faculdade com uma chancela para as suas produções. Foram 05 curtas realizados a partir das premiações que demos junto com parceiros, alguns já foram exibidos em canais de televisão e outros estão circulando por festivais.”
Os números em uma década de atividades impressionam: já alcançou mais de 5 mil participantes do Brasil e de outros 10 países; mais de 60 players e 150 produtoras passaram pelo evento, que teve mais de 2.200 reuniões de negócios e tem uma média de 60h de atividades por edição. Na última, ocorrida em 2023, foram mais de 850 inscritos e participantes de 20 estados brasileiros. “O NordesteLAB é um mercado que vai além do negócio, falamos de formação, difusão, entrada de novos atores no ecossistema. Creio que, modestamente, ajudamos na consolidação de alguns projetos, carreiras e empresas, sempre buscando que os projetos de nossas regiões sejam os mais amplos possíveis, alcançando o seu propósito final que é ser realizado e chegar ao público”, avalia.
A 10ª edição do NordesteLAB tem a parceria do YouTube e o apoio do Sebrae, Programa SALCINE, Apex, Projeto Paradiso, Cinema do Brasil e Brazilian Content.