Disney incentiva formação de jovens diretoras em projeto de empoderamento
Mais do que uma “moda”, o empoderamento feminino é um movimento crescente que impacta tanto o dia a dia quanto os mercados, com especial destaque para o setor audiovisual. Assim, diversas marcas estão se posicionando em relação a esse movimento e um caso recente foi o lançamento do projeto de abrangência global da Disney, em parceria com a Fundação das Nações Unidas (ONU).
A empresa dará a oportunidade de até 21 garotas de 13 países contarem histórias de mulheres inspiradoras por meio de curtas-metragens que farão parte da série #SouPrincesaSouReal (#DreamBigPrincess). Já foi divulgado, inclusive, que a ganhadora do Oscar Jennifer Lee será uma das entrevistadas.
“Usar as trajetórias de personagens como Anna, Elsa e Moana para inspirar crianças a sonhar alto está na essência do que fazemos na Disney. A série #SouPrincesaSouReal corrobora para essa visão e disponibiliza uma plataforma poderosa para que a próxima geração de aspirantes a cineastas crie conteúdo sobre as mulheres que as inspiraram”, diz Jennifer, que é autora e diretora da animação Frozen – Uma Aventura Congelante.
Para incentivar a formação de jovens diretoras para o audiovisual, cada participante fará par com uma líder feminina, que poderá vir de diversas áreas profissionais. As 21 garotas já participaram de workshop especial realizado em Whashington, nos EUA, sobre ferramentas para fazer curtas digitais.
Em breve, ainda, as futuras cineastas também participarão de workshop ao lado de técnicos especialistas da Apple, terão sessões de mentoria e produção com profissionais da Summerjax, empresa liderada por mulheres, e conversas sobre inspiração criativa com especialistas em storytelling da Disney. Os vídeos serão filmados em um iPhone X e editados usando o Final Cut Pro X em aparelhos MacBook Pro.
Os conteúdos serão compartilhados nas plataformas digitais da Disney como parte de uma campanha de arrecadação para o projeto Girl Up da Fundação. Espera-se angariar cerca de US$ 1 milhão. A cada curtida ou compartilhamento de vídeos ou fotos no Facebook, Instagram ou Twitter com a hashtag #SouPrincesaSouReal, a Disney Worldwide Services vai doar US$ 1,00 para o Girl Up, sendo a doação mínima será de US$ 500 mil e a máxima de U$S 1 milhão.
O projeto da Disney foi criado por conta do sucesso da série fotográfica do #SouPrincesaSouReal que juntou 19 fotógrafas de 15 países para capturar histórias inspiradoras de garotas e mulheres comuns. Essa campanha gerou doação de US$ 1 milhão para o Girl Up em menos de 5 dias.