8º BrLab tem workshop de montagem, encontro de roteiristas e 12 projetos selecionados

O 8º BrLab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais será realizada entre 10 e 18 de agosto, em São Paulo (SP), e conta com novidades exclusivas para esta edição.

Uma delas é o primeiro workshop dedicado ao processo de montagem de obras audiovisuais já filmados, especialmente para aqueles que passaram por outras edições do laboratório ou pelo 3 Puertos Cine, rede internacional de laboratórios parceira desta iniciativa. Profissionais do Brasil, Chile e Uruguai auxiliarão os projetos escolhidos durante a programação.

Quanto aos projetos apontados pelo laboratório para desenvolvimento, foram 284 inscrições com 12 escolhidos. Desses, seis são brasileiros e os demais são dos países Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Portugal. Um dos destaques é que, pela primeira vez, foram escolhidos quatro projetos de animação, que participarão do laboratório e ainda terão uma consultoria especializada na área de animação como complemento. Dos quatro, três são brasileiros e o outro é chileno.

Assim, os 12 escolhidos terão consultorias com a cineasta Mariana Rondón, diretora do filme Pelo Malo; a consultora de direção mexicana Paula Astorga; as produtoras Agustina Chiarino (Uruguai), Fernanda Del Nido (Espanha) e Agustina Llambi-Campbell (Argentina). Além do script doctor e assessor cubano, Eliseo Altunaga, que será homenageado nesta edição do evento, bem como o inglês Phil Parker, a belga Annemie Degryse e os brasileiros Marta Machado e Zé Brandão.

Veja os projetos selecionados para este ano:

  • A Pista de Dança (Brasil, CE) – Dir.: Leonardo Mouramateus / Prod.: Ticiana Augusto Lima – Tardo Filmes
  • Ana, en Passant (Brasil, MG) – Dir.: Fernanda Salgado / Prod.: Amina Jorge – Apiário Estúdio Criativo (Animação)
  • Diógenes (Peru) – Dir.: Leonardo Barbuy / Prod.: Illari Orccottoma – Mosaico Productora
  • Hain (Chile) – Dir.: Alejandra Jaramillo / Prod.: Paulina Sanhueza – Gigante Azul Producciones (Animação)
  • Hijo Mayor (Argentina) – Dir.: Cecilia Kang / Prod.: Soledad Laici – Orquídea Cine
  • Las Bestias de Esta Tierra (México) – Dir.: Paco Ramírez / Prod.: Elena Guerra – Home Films S.C.
  • Los Reyes del Mundo (Colômbia) – Dir.: Laura Mora / Prod. Mirlanda Torres – La Selva Cine y Ciudad Lunar (selecionado através de convênio com o Cinéma en Développement – Toulouse)
  • Naufrágio, Inhambane (Portugal) – Dir.: Ico Costa / Prod.: João Matos – Terratreme Filmes
  • Os Primeiros Soldados (Brasil, ES) – Dir.: Rodrigo de Oliveira / Prod.: Vitor Graize – Pique-Bandeira Filmes
  • Sião (SP) – Dir.: Bruno Ribeiro / Prod.: Joyce Prado – Oxalá Produções
  • Todos os Demônios Estão Mortos (SP) – Dir.: Marcus Vasconcelos / Prod.: Heitor Franulovic – Estúdio Teremim (Animação)
  • Um Pinguim Tupiniquim (SP) – Dir.: João Tenório e Cesar Cabral / Prod.: Cesar Cabral – Coala Filmes (Animação)

O encontro terá também a segunda edição do BrPlot – Encontro de Roteiristas e atividades abertas como palestras, máster classes e debates, bem como sessões na Cinemateca Brasileira com exibição de três longas: Amor, Plástico e Barulho, Caminho de Campanha e Rifle.

Criado em 2011, o evento é desenvolvido pela Klaxon Cultura Audiovisual, em correalização com a RT Features, a Spcine e a Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional do Instituto Cervantes e da ANCINE. Ao todo, o laboratório já recebeu mais de 1,7 mil inscrições e 92 projetos.

Confira os detalhes no site oficial do BrLab.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.