Sumicity lança app e acredita que futuro da TV paga é a personalização da experiência
Enquanto a queda de assinantes em TV paga se mostra uma tendência seja no Brasil ou em outros países como os Estados Unidos, uma companhia brasileira busca manter a relevância desse meio com tecnologia e experiência personalizada para o espectador. Essa proposta foi apresentada pela Sumicity, empresa de telecomunicações com atuação principal no interior do Estado do Rio de Janeiro.
Entre terça e quinta-feira (21 a 23/08), a companhia realizou um evento com sede no Gamela Eco Resort, na cidade de Cantagalo, e apresentação de instalações da empresa na cidade vizinha, Carmo. O encontro contou com o propósito de reunir fornecedores e imprensa tanto para comemorar os quatro anos do serviço Sumicity TV, quanto para lançamento oficial do aplicativo Sumicity Play.
VOD e dados para conquistar
Uma das estratégias da companhia, que também trabalha há 14 anos com fornecimento de telefonia e internet por meio de fibra ótica, é abraçar o streaming e as tendências online como ferramentas de fidelização. Isso se nota tanto no lançamento do Sumicity Play, que segue a tendência de outros serviços similares de vídeo sob demanda para assinantes de TV a cabo – com alguns diferenciais –, quanto no próprio serviço em TV, cujo aparelho com sistema Android pode armazenar apps de diversos canais e serviços como Crackle e o próprio Sumicity Play.
Esse detalhe se dá pela tecnologia IPTV, na qual a empresa se posiciona como pioneira no Brasil quanto à comercialização do serviço em larga escala. Essa mesma tecnologia também permite que a companhia tenha facilidade e rapidez na obtenção de relatórios de audiência ao vivo. Com isso, empresas e entidades como a ANCINE solicitam esses dados, fornecidos gratuitamente.
“Com essas informações sabemos o que a nossa audiência está vendo em qualquer momento do dia. Além disso, utilizamos eles para orientar canais brasileiros locais com dicas sobre as programações mais bem-sucedidas e sugestões de conteúdo”, comentou Thiago Oliveira, gerente de IPTV da Sumicity TV, em entrevista ao Prodview.
O executivo explicou ainda que, como a própria lei brasileira impede que empresas de telecomunicações tenham contato direto com o setor de produção audiovisual, a empresa, além de pagar as taxas devidas ao Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, aproveita esses dados para incentivar as programadoras de conteúdo. Para Oliveira, os serviços locais de televisão são essenciais para representatividade do público assinante.
Entre os canais brasileiros com maior audiência, o gerente apontou os da Box Brazil e o Fish TV.
Customização da experiência
Oliveira e Vicente Sérgio da Silva Gomes, CEO e fundador da Sumicity, contaram ao Prodview as dificuldades de implantar a tecnologia IPTV no País em escala comercial e detalharam também as novidades que acompanham o lançamento do Sumicity Play.
Segundo os executivos, o app se destaca no mercado especialmente por duas funcionalidades: o timeshift, com o qual é possível voltar a programação em até dois dias, e o catchup, por meio do qual o cliente pode ver programação ainda mais antiga. A estratégia da companhia com o aplicativo, é dar aos telespectadores o controle de ver a programação que quiserem, quando quiserem – com possibilidade de gravação do conteúdo. “É uma TV de bolso com live streaming também”, disse Thiago Oliveira.
No momento, entre os canais que aceitaram entrar na plataforma VOD da empresa estão os da Band, Box Brazil, Cine Brasil TV e ESPN. Vale lembrar ainda que a experiência na TV mesmo também é impactada pelo aplicativo porque o aparelho receptor é capaz de ter apps diversos. Além disso, o Sumicity Play conta também com um website para os usuários.
“Vamos contra a tendência de queda na assinatura de TV, continuamos crescendo. Nós entregamos o que prometemos, com qualidade, essa é a nossa missão”, afirmou Gomes.
Visão corporativa
Conheça alguns detalhes da Sumicity:
– Com atuação no Rio de Janeiro, o plano da empresa, que já atende parte de Minas Gerais, é expandir para os outros Estados do Sudeste, começando pelo Espírito Santo.
– Meta da empresa é de conquistar 500 mil novos clientes até 2021 e ser a maior operadora independente de Fiber to the Home (FTTH – fibra para a casa, em tradução livre).
– Companhia foi criada em 2002 a partir da necessidade e dificuldade pessoal do CEO, Vicente Gomes, em ter um bom serviço de internet no interior do Estado do Rio de Janeiro.