Evento comemora 30 anos da SET Brasil, apresenta case VAV e tendências da TV digital
Nesta terça-feira (28), o segundo dia de programação da SET Expo 2018, realizada em São Paulo (SP) entre 27 e 30 de agosto, recebeu a abertura oficial do evento. Para realizar a cerimônia, Liliana Nakonechnyj, presidente da SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, comemorou os 30 anos da entidade.
Segundo a executiva, a criação da SET em 1988 possibilitou o surgimento de um “fórum que pudesse congregar os profissionais de engenharia das diversas empresas de televisão para que, juntos, buscássemos soluções para os problemas que enfrentávamos”. Liliana ainda destacou a parceria com entidades internacionais como a SMPTE e a NAB, bem como os marcos da trajetória da entidade como o estudo das tecnologias da TV Digital iniciado em 1994, lembrando que a SET participou da escolha do sistema para implantação desse serviço no País.
“Neste meu último ano à frente da SET, sinto a avassaladora evolução de tecnologias disruptivas, que reforçam o despertar da 4ª Revolução Industrial. Trata-se da integração dos domínios físico, digital e tecnológico”, comentou, convidando a todos os profissionais ligados ao mercado audiovisual a manter o setor na vanguarda.
Programação e startups
Hoje (28) foi aberta a feira de negócios da SET Expo 2018, que conta com mais de 140 marcas presentes. Porém, algumas empresas chamaram atenção também na programação do Congresso, outra parte do evento. Em um painel com apresentação de cases de Startups, por exemplo, um dos destaques foi o VAV – Vitrine Audiovisual, apresentado pela cofundadora Isadora Lemes, bem como A Vida no Centro e IS Game.
Ainda, entre os temas das palestras realizadas nesta terça-feira, estavam Inteligência Artificial, o futuro da TV, 5G, software livre, tecnologias como UHD e HDR, bem como captação de vídeo. A Sony Professional Solutions foi uma das companhias que apresentou novidades em relação a este último tema, com destaque para captação com foco em TV e em criar arquivos cada vez mais leves e fáceis de se trabalhar no momento da gravação, sem prejudicar qualidade da imagem. Quanto a HDR, quem também apresentou equipamento foi a Fujifilm, com suas lentes 4K para essa tecnologia.
Outro destaque vai para a transmissão de conteúdo televisivo que, para Matthew Goldman, presidente da SMPTE e vice-presidente sênior de Tecnologia da MediaKind/Ericsson, é preciso que o mercado busque facilitar o processo de transmissão. Uma das soluções apontadas pelo executivo para essa questão é a migração para “All IP” – na qual a transmissão de vídeo, áudio e dados é feita sobre por IP.
Visão de fora
Em um painel com foco em inovação e tecnologias disruptivas, Hirokazu Kamoda, gerente sênior dos Laboratórios de Pesquisas em Ciência e Tecnologia da Japan Broadcasting Corporation (NHK), falou sobre informações divulgadas da emissora. Inclusive, o executivo apontou um foco da comunidade japonesa de TV na transmissão ao vivo em 8K, afinal, a expectativa do setor audiovisual asiático é de que a maioria dos espectadores da região terão acesso a essa tecnologia em suas casas em 2025. Além disso, Kamoda destacou a importância de combinar experiências de TV e internet em atividades diárias da população.
O Prodview conta também com cobertura do primeiro dia da SET, confira.