Potencial criativo e empreendedorismo: Convênio para capacitação do audiovisual é renovado pela APRO e Sebrae
Criar oportunidades de negócios e aliar o potencial criativo da produção com a visão empreendedora são os principais objetivos da renovação do convênio entre a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE, que possibilitarão atingir ainda mais empresas e cobrir mais Estados.
A parceria começou em 2013 e resultou no Projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, que já impactou mais de 1.200 empresários, e culminou com o lançamento da pesquisa inédita “Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil”, realizado pela Fundação Dom Cabral, um importante documento de democratização da informação no segmento.
Nesta nova fase do acordo, serão revistos e aprofundados os conceitos da primeira fase do projeto de capacitação audiovisual. A partir de agora, haverá ênfase em laboratórios e desenvolvimento de projetos, além da oferta de conteúdo em EAD (ensino à distância) para ampliar capilaridade da capacitação no território nacional.
“O fomento à economia criativa passa pelos pequenos negócios, que estão presente em todos os municípios brasileiros. E o setor audiovisual representa oportunidade empreendedora para diversos perfis de profissionais”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Para Paulo Roberto Schmidt, presidente da APRO, a renovação do contrato é de extrema importância para a entidade, que tem na capacitação um dos seus principais pilares de atuação: “Será um avanço nas iniciativas da Associação oferecer mais uma oportunidade de capacitação e fomento do mercado audiovisual”.
Segundo a Gerente Executiva do Projeto, Odete Cruz, “é uma grande satisfação garantir a continuidade de um trabalho que foi tão profícuo e de excelentes resultados para o nosso setor. Estamos muito otimistas com as inovações que o projeto terá, em especial com a possibilidade de expandirmos seu alcance por meio do EAD”.
A cerimônia de assinatura do convênio ocorreu nesta terça-feira (11), no Centro de Referência Economia Criativa, do SEBRAE, em São Paulo.
O convênio terá validade por mais três anos (2019 a 2021) e o próximo encontro para apresentar as atividades do projeto está previsto para ocorrer entre março e fevereiro.
Sebrae – SP
No mesmo dia (11/12), o Sebrae fez duas apresentações para quem tem interesse no mercado audiovisual: uma sobre a Rede de Empreendedores de Negócios da Mídia – audiovisual, games e mercado editorial impresso e digital e outra sobre a ANCINE e os recursos para o mercado audiovisual, modalidades de crédito e informações necessárias para o preparo do projeto.