FashionTV e Lascene Produções preparam documentário sobre moda plus size
O FashionTV, canal de TV por assinatura do grupo Box Brazil, está produzindo, em parceria com a Lascene Produções Artísticas, o documentário Moda Sem Medida, que traz um panorama do universo da moda para mulheres gordas no país. As gravações já começaram em um casarão no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com três protagonistas: as influenciadoras Ju Romano e Maristela Abreu e a dançarina Thaís Carla. A direção é de Vanessa de A. Souza.
A ideia do Moda Sem Medida surgiu a partir da constatação de que a moda e o estilo plus size estão cada vez mais na ordem do dia e que abrem caminhos para a discussão de temas importantes para a mulher contemporânea.
“A liberdade de não seguir padrões de beleza, de comportamento ou de atitude, expressa no slogan ‘meu corpo, minhas regras’, permeia o roteiro, a partir das histórias das protagonistas e de outras garotas”, afirma Vanessa. Ela conta que o documentário da voz a mulheres bem-sucedidas — na vida profissional, pessoal ou amorosa —, contando suas jornadas da superação do preconceito até a autoaceitação. “E mais do que isso! Até se tornarem referência para outras mulheres”, completa a diretora do documentário.
Segundo informações da Lascene, a moda, nesse contexto, aparece como símbolo não apenas da autoaceitação, mas evidencia um processo de mudança mercadológica, já que, segundo estudos da Associação Brasil Plus Size até 2022 o segmento deve alcançar uma receita anual de R$ 20 bilhões. “Este é um setor que vem crescendo a uma média de 8% ao ano e estima-se que haja mais de 100 milhões de possíveis consumidores no país”, explica Vanessa. Tanto em termos de estilo, como apontam as protagonistas de ‘Moda Sem Medida’, quanto em relação aos negócios, fica mais fácil compreender que ainda há muito a desenvolver no segmento de moda para tamanhos grandes no Brasil.
O documentário aborda não somente aspectos relacionados à moda plus size, mas também temas como gordofobia, autoestima, relacionamentos e mercado de trabalho. Além das três protagonistas, a produção dá voz a diversas outras mulheres que tenham alguma relação com o tema, como as influencers Eliana Jordão e Laine Souza.