Big Festival: a força dos games independentes na América Latina

O BIG Festival 2019, a sétima edição do maior evento de games independentes da América Latina, contou com uma programação repleta de opções para todos os públicos e de graça (com exceção das rodadas de negócio), em plena Av. Paulista (SP), entre 27 e 30 de junho.

O encontro teve o patrocínio da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo -, da Desenvolve SP, do BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual e da Ancine; em parceria com o Projeto Brazil Games, promovido pela Abragames – Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos – e pela Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A realização é da Bits Productions, do SPCine, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério da Cidadania e do Governo Federal.

 

***Destaques

Todos os Dias

O público pode jogar de graça 75 games dos mais quentes entre os independentes. Teve jogo em realidade virtual, para celular, para computador e mais. Desse total, 54 jogos estiveram em competição no Festival. Na exposição, o público pode também conversar com os desenvolvedores brasileiros e estrangeiros que estarão circulando no evento seja nos estandes ou nas palestras.

Mercado

Por que Brasil é único na produção de jogos independentes comparando com outros países do mundo? Segundo Mariana Gomes, da Apex-Brasil os jogos brasileiros são especiais e havia uma demanda do mercado interno para cruzar barreiras internacionais. A Apex, como agência de exportação, realizou diversas pesquisas, consultou pessoas do mercado, visitou grandes eventos da industria, como a GDC, e desde que colocou o programa Brazil Games em andamento, os resultados estão sendo muito positivos.

Fomento

O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão, participa de debate sobre “Políticas Públicas para a Indústria Brasileira de Games” no BIG Festival e anunciou o lançamento de duas novas linhas do ProAC Expresso, de incentivo ao Desenvolvimento e produção de games e ao Desenvolvimento e produção de conteúdo em AR e VR (realidade aumentada e virtual), além dos editais para projetos de longas e curtas-metragens e séries, incluindo o Prêmio Estímulo ao Curta Metragem.

Lais Bodanky, diretora da Spcine, também anunciou novos editais para o setor de games. Serão R$700.000,00 para Publisher e R$400.000 para produção. Por que investir em games? Atualmente, o investimento maior vem das próprias produtoras e investidores novos. Linhas públicas de financiamento: Spcine, Proac, FSA (casado com investimento do BNDES em empresas com jogos no valor de R$1 milhão). Destaque nos EUA para o uso de crowdfunding como um meio muito potente de financiamento e engajamento.

Casos de Sucesso de Impacto

O painel apresentado pela Abragames trouxe os jogos e aplicativos de impacto desenvolvidos pelas empresas associadas à entidade, que tem contribuído positivamente para a sociedade brasileira. Um jogo sobre empatia e privilégios, o uso de RV no ensino de STEM, um jogo sobre educação financeira e um app-book sobre refugiados, são os projetos desenvolvidos pela LudactVRMonkey, PushStart e Webcore presentes na mesa.

 

Vencedores BIG Festival

Acabam de ser divulgados os ganhadores do BIG Festival 2019, maior evento de games independentes da América Latina. Gris (Nomada Studio, da Espanha) é o grande vencedor, levando dois prêmios: Melhor Jogo e Melhor Arte. O júri selecionou Adore (da Cadabra Games) como o Melhor Jogo Brasileiro e Moss (da Polyarc Games, dos Estados Unidos) como Melhor Jogo VR. O público também votou e escolheu o Spaceline Crew (Coffeenauts, Brasil) na categoria Melhor Jogo pelo Voto Popular.

Participaram da competição 54 jogos de 22 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, República Checa e Suíça. Eles disputaram em 18 categorias, além de duas competições paralelas. O game Space Routine (Menic Games, Argentina) levou o Humble BIG New Talent Award. E o Grashers (Pink Array, Brasil) ganhou o Nordic Game Discovery Contest e está automaticamente selecionado para participar da rodada classificatória do NG20, em maio de 2020, na Suécia.

Veja a lista completa de ganhadores:

– Melhor Jogo

GRIS (Nomada Studio), da Espanha

Justificativa do júri: “Completo em todos os aspectos, este jogo proporciona uma experiência emocional singular”.

– Melhor Jogo Brasileiro

Adore (Cadabra Games), do Brasil

Justificativa do júri: “Contando com uma direção de arte interessante e jogabilidade fluida, o jogo representa bem o crescimento do cenário de desenvolvimento de games brasileiros”.

– Melhor Jogo da América Latina

Quantum League (NGD Studios), da Argentina

Justificativa do júri: “Com produção criativa e muito bem executada, o game promove uma releitura interessante do gênero FPS”.

– Melhor Arte

GRIS (Nomada Studios), da Espanha

Justificativa do júri: “O jogo é, em si mesmo, uma obra de arte”.

– Melhor Narrativa

Forgotton Anne (ThroughLine Games), da Dinamarca

Justificativa do júri: “Com um mundo imersivo e um voice acting emocionante, o game trabalha de maneira completa os aspectos narrativos de um jogo”.

– Melhor Gameplay

JUMPGRID (Ian MacLarty), da Austrália

Justificativa do júri: “Ele é super divertido, fácil de aprender, com uma curva de dificuldade progressiva, que torna o jogo tão desafiador quanto viciante”.

– Melhor Som

Unheard (NEXT Studios), da China

Justificativa do júri: “Tem sólido conceito de criação, utilizando os elementos sonoros como parte essencial das mecânicas do jogo”.

– Inovação

Pixel Ripped 1989 (ARVORE Immersive Experiences), do Brasil

Justificativa do júri: “Interessante proposta de metagame, que aproveita ao máximo as potencialidades espaciais e mecânicas da realidade virtual”.

– BIG Impact: Educacional

Cidade em Jogo (Fundação Brava e Flux Games), do Brasil

Justificativa do júri: “Proposta bastante relevante para a educação política. Destaca-se ao exigir do jogador competências como reflexão sobre os desafios e priorização de tarefas”.

– BIG Impact: Questões Sociais

Marie’s Room (like Charlie), da Bélgica

Justificativa do júri: “Uma narrativa muito bem construída, aliada ao impressionante voice acting, garantem a este jogo um potencial de impactar e discutir questões relevantes a partir de uma perspectiva feminina e atual”.

– BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade

Huni Kuin: Yube Baitana (Bobware/Beya Xinã Bena), do Brasil

Justificativa do júri: “Destaca-se ao promover o povo Kaxinawá, trazendo elementos de sua cultura para a construção do jogo. Visibilidade fundamental no cenário contemporâneo”.

– Melhor Jogo de Estudante

Burning Daylight (The Animation Workshop), da Dinamarca

Justificativa do júri: “Com uma atmosfera imersiva aliada com incrível direção de arte e narrativa, este jogo revela que a criatividade e a vitalidade dos games de estudantes estão atingindo um patamar cada vez maior”.

– Melhor Jogo Mobile

Starlit On Wheels (Rockhead Studios), do Brasil

Justificativa do júri: “Bem desenvolvido e otimizado para plataformas mobile, o game se destaca pelas personagens carismáticas e excelente sistema de customização”.

– Melhor Multiplayer

Spitlings (Massive Miniteam GmbH), da Alemanha

Justificativa do júri: “Com uma produção cuidadosamente executada, o jogo garante uma divertida experiência couch fun com os amigos”.

– Melhor Jogo Infantil

It’s Paper Guy! (The Paper Team), da França

Justificativa do júri: “Divertido e cheio de personalidade, o jogo cativa crianças de todas as idades”.

– Melhor Jogo XR/ VR

Moss (POLYARC GAMES), dos Estados Unidos

Justificativa do júri: “Com personagens carismáticos, gráficos surpreendentes e desafios interessantes, Moss expande os conceitos de desenvolvimento para realidade virtual”.

– BIG Brands

Authentic Game Oficial (Little Giants Studio), do Brasil

Justificativa do júri: “Agrega grande valor ao cliente por meio de um jogo divertido, completo e cativante”.

– Humble BIG New Talent Award

Space Routine (Menic Games), da Argentina

– Nordic Game Discovery Contest

Grashers (Pink Array), do Brasil

– Melhor Jogo pelo Voto Popular

Spaceline Crew (Coffeenauts), do Brasil

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