Chega ao Brasil o Cookie Studio, empresa que pretende ampliar a animação na publicidade
Ampliar a presença da animação na publicidade nacional. É com este objetivo que chega ao Brasil o Cookie Studio, estúdio de animação criado pelo diretor de criação Thiago Maia, radicado no Reino Unido há quase duas décadas. Nascido na Inglaterra, com sotaque brasileiro, o Cookie Studio desembarca no país trazendo na bagagem experiência com grandes marcas, como Pringles, Amazon, BBC, Samsung e Fiat. No Brasil o estúdio, que tem como sócio o produtor executivo Fabio Dedding, ficará sediado na cidade de São Paulo, na região dos Jardins.
Entre os trabalhos feitos pelo Cookie Studio, os sócios destacam os filmes para Pringles e para Amazon. O primeiro por conta da animação, do design, do humor e da pitada de sarcasmo – sem ser algo infantilizado. Já o segundo, porque entendem a animação como um bom recurso para falar de temas que, em algumas sociedades, são considerados tabus ou podem sofrer julgamentos de parte da população.
Após uma experiência bem-sucedida no mercado inglês nos últimos anos, o Cookie Studio ampliou sua atuação para outros países da Europa, com destaque para a cidade de Amsterdã, e para os Estados Unidos, principalmente nas cidades de Nova York e Los Angeles. Como no mercado internacional é muito comum que filmes de grandes marcas sejam feitos usando animação desde a sua criação, o trabalho do estúdio foi muito bem aceito.
De acordo com Thiago Maia, a experiência adquirida atuando com grandes marcas internacionais traz segurança para apostar no mercado brasileiro. “Queremos mostrar o potencial do uso desse recurso. Nosso grande diferencial é o entendimento da animação em mercados mais estabelecidos, como Europa e EUA. Além disso, nosso processo de trabalho inclui um olhar atento que vai desde o início, ainda durante o processo criativo até a entrega do trabalho”, afirma Thiago Maia, sócio do estúdio.
Por conta disso, o Cookie Studio chega ao Brasil com o foco voltado às agências de publicidade. O objetivo é buscar estabelecer parcerias criativas duradouras. “Queremos funcionar como uma solução para ampliar o uso de uma linguagem que não é tão explorada no mercado de produção publicitária, como é o live action. A animação não precisa ser infantilizada, pode ser dramática e conter humor. É uma ótima maneira de contar histórias e abre uma gama imensa de possibilidades. Isso porque para a animação não existe impossível”, acredita o sócio e produtor executivo Fabio Dedding.
Com operação integrada entre as equipes da Inglaterra e do Brasil, a meta para o primeiro ano é focar nessas parcerias. Para isso, a intenção é realizar workshops nas agências, encontros com criativos e com RTVs. “Trazemos na bagagem uma experiência internacional bem-sucedida que, acreditamos, pode ser replicada aqui. Nossa meta nesse primeiro ano é criar laços que nos permitam implementar esse modo de fazer colaborativo. Queremos bons projetos que surjam de processos de criação e concepção enriquecedores”, afirma Maia.
Assista ao showreel: https://vimeo.com/328195088/7e4d432a17