ROTA recebe inscrições para Laboratório de Projetos de Série até 4 de agosto
Estão abertas, até 4 de agosto, as inscrições para o Laboratório de Projetos de Série do III ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual, que será realizado de 2 a 7 de outubro, na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro. Voltado para estudantes e roteiristas iniciantes, o ROTALab irá selecionar 10 projetos, que receberão consultorias de profissionais e concorrerão aos troféus de Melhor Pitching pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular durante o festival.
Os encontros dos finalistas com os roteiristas consultores da edição, Dani Reule, Fidelys Fraga, Gustavo Moraes e Monica Solon, ocorrem nos dias 2 e 3 de outubro. No dia 6, os autores apresentarão seus pitchings, abertos para o público do ROTA. O projeto vencedor de Melhor Pitching do Júri Oficial ganhará um script development do RWR (Recife Writers Room), e os três primeiros colocados, uma assinatura da plataforma VAV+ por um ano. Já o eleito pelo Júri Popular receberá uma consultoria do Maquinário Narrativo.
As inscrições devem ser feitas no site rotafestival.com, onde consta o regulamento completo do ROTALab. Os candidatos podem adquirir o Pacote Completo ou a inscrição avulsa. A primeira opção dá passe livre para toda a programação do evento e permite a inclusão de 1 projeto no Laboratório e até 2 no Encontro de Negócios. O primeiro lote, disponível até 4 de agosto, custa R$ 300. Já o investimento na inscrição avulsa é de R$ 60 por projeto.
Além do Laboratório, a terceira edição do ROTA compreende Encontro de Negócios com produtoras, distribuidoras e programadoras de televisão, Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, Concurso de Roteiros de Curtas-Metragens e Seminário. Já estão confirmadas, entre outras atividades, a masterclass “Sala de Roteiristas”, com Elena Soárez, a palestra “As Engrenagens da Cena”, com Marina Meira e Rodrigo de Vasconcellos, do Maquinário Narrativo, e um estudo de caso da série “This is Us”, com Carol Amaral e Mariana Baltar.
Sobre o ROTA
Idealizado em 2017 por Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Cristina Perozzo e Evandro Melo, o ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual foi criado com o objetivo de ser um espaço de congregação entre os diversos profissionais do audiovisual brasileiro, instituições de ensino e o mercado audiovisual.
O festival conta com o apoio de: ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), Cabíria Prêmio de Roteiro, Cinemateca do MAM Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), Maquinário Narrativo, Primeiro Tratamento, RWR (Recife Writers Room), Serie_Lab Festival e VAV Audiovisual, entre outros. O evento é realizado pela Aiuru Filmes e pelos Audiovisionários.