CCXP19 quebrou recorde e Unlock foi palco diálogos do mercado de cultura pop
A Comic Con Experience – CCXP19 e seu evento paralelo de mercado, o Unlock CCXP, foram realizados em dezembro passado no espaço São Paulo Expo. A exposição e evento principal ligados ao mundo da cultura pop e do conteúdo geek, a CCXP, bateu novamente recorde de público, reunindo 280 mil pessoas em sua sexta edição. A organização estima que o evento tenha injetado cerca de R$ 265 milhões na economia da capital paulista, gerando 11 mil empregos diretos e indiretos. No total, o público era formado de 51% masculino e 49% feminino, com 66% tendo idade entre 15 e 34 anos.
O evento ainda foi motivo de alegria para muitos fãs graças a conteúdos exclusivos e, principalmente, a presença de celebridades internacionais como Gal Gadot, Margot Robbie, Henry Cavill, Takashi Shimizu, Ryan Reynolds e Daisy Ridley, além de cinco atores do elenco de “La Casa de Papel” – e nacionais como Cao Hamburger, que, por exemplo, falou sobre os 25 anos do Castelo Rá-Tim-Bum. Além disso, quadrinistas e outros artistas puderam expor seus trabalhos no Artists’ Alley, enquanto os fãs de games puderam assistir a um torneio universitário de e-Sports com jogos como League of Legends e Clash Royale.
“A CCXP alcançou um lugar de destaque no cenário do entretenimento mundial. Mais uma vez entregamos ao público um festival de qualidade internacional, reconhecido pelos estúdios e que traz para o Brasil conteúdos que vão reverberar pelos próximos meses. Fazer tudo isso pelos fãs e ainda poder gerar emprego e movimentar a economia são coisas que tornam tudo isso ainda mais incrível. Estamos entregando mais um evento épico e já pensando na edição de 2020”, anuncia Pierre Mantovani, CEO da CCXP.
A organização do encontro também revelou outros números interessantes do festival:
– CCXP19 ocupou espaço de 115 mil m²;
– Teve ativações de 15 estúdios e plataformas de streaming;
– A feira teve presença de 35 lojas especializadas em produtos com temática geek e 55 marcas com faturamento estimado em R$ 52 milhões;
– Praça de alimentação com 42 restaurantes, entre outras opções.
– Foram consumidas 150 toneladas de alimentos.
– O gasto médio do participante do evento foi de R$ 325,00;
Já o Unlock CCXP de 2019 manteve a tradição de debater diferentes pontos relevantes ao mercado audiovisual e outros setores ligados ao mundo do entretenimento, cultura pop e cultura geek. Por exemplo, no painel Streaming: Modelos de Negócio, Patrícia Muratori, do YouTube Brasil, e Tereza Gonzalez, da Viacom, discutiram como as inovações tecnológicas mudaram a indústria do entretenimento e a forma de consumir conteúdos em vídeo com a chegada das plataformas digitais. Enquanto Felipe Braga, da LB Entertainment e responsável pelas produções como “Sintonia”, realizou uma masterclass sobre a função de showrunner na produção audiovisual e Felipe Solari protagonizou uma masterclass sobre produção de podcasts – entre outros painéis e atividades.
A Omelete Company ainda divulgou dados sobre o público geek durante o evento de mercado com a pesquisa Geek Power 2019, que teve mais de 3.300 respondentes. “Não é preciso ser uma empresa de tecnologia para se destacar com o público geek. Ele consome educação, alimento, finanças e diversão como todo mundo. Qualquer empresa que gere identificação pode cair no gosto desse público fiel”, explicou Otávio Juliato, CCO da Omelete Company. A empresa ainda anunciou duas novidades: o CCXP Cruise, que vai levar o evento para um cruzeiro em 2021; e a Omelete House, que deve ser instalada no antigo cinema de rua Cine Ipiranga para se tornar um espaço de experiências diversas ao público geek.
A CCXP20 será realizada no mesmo local entre os dias 3 e 6 de dezembro deste ano.