Canal Futura lança série “Retratos Urbanos” produzida pela Galeria Filmes
Nesta terça-feira, 7 de janeiro, o Canal Futura lançará a série “Retratos Urbanos”, que tem o objetivo de apresentar personagens diferentes e seus cotidianos nos bastidores de locais famosos de São Paulo. A obra é produzida e realizada pela produtora Galeria Filmes, com direção de Bruno Vergueiro, roteiro de Rita Piffer e idealização de Pablo de Sousa, que é também diretor de fotografia do conteúdo. Além desses nomes, Vânia Ferreira foi a produtora executiva da série na Galeria Filmes.
“Eu enxergo as cidades como organismos vivos. Nas grandes metrópoles isso fica ainda mais evidente. Muitas vezes, por conta de sua dimensão, pode-se perpetuar uma invisibilidade das pessoas que movem essa engrenagem. A nossa vontade, com a ideia da série, é algo que consideramos extremamente honroso: retratar as histórias de quem constrói, opera e vive essa cidade”, afirma Sousa.
Entre os cartões postais da capital paulista que serviram de cenário à série, estão locais como Masp, Theatro Municipal de São Paulo, Cemitério da Consolação, entre outros. Pessoas que trabalham nesses lugares e têm funções que auxiliam na sua existência e manutenção foram os personagens perfilados na obra. O conteúdo teve também uma trilha sonora única, composta exclusivamente para cada episódio.
Foram necessárias seis semanas de gravações e uma equipe de 30 profissionais para realizar um total de 13 capítulos com 5 minutos de duração cada. “Um dos nossos desafios era conseguir profundidade em episódios tão curtos. Não queríamos uma abordagem rasa e tínhamos receio de que o curto tempo de cada episódio favorecesse isso. Acho, honestamente, que conseguimos. Os personagens se abriram para as câmeras com histórias emocionantes, engraçadas e inusitadas, tanto sobre suas vidas pessoais quanto aos fatos relacionadas a seus ofícios. Somamos a isso informações pitorescas e às vezes desconhecidas sobre as locações, que são marcos afetivos da cidade. O conteúdo entretém e, ao mesmo tempo, emociona e traz informações relevantes”, comenta Bruno Vergueiro.
A série também vem com o objetivo de criar uma conexão emocional com o espectador. Para Rita Piffer, cada encontro que realizou durante as pesquisas para escrever os roteiros foi uma experiência única. “São milhões de universos que fazem essa cidade ser tão especial e complexa, permeada de encontros e soluções inusitadas. E o que é ainda mais notável na capital paulista, especificamente, é como a maioria das histórias são genuinamente permeadas de superação pessoal e orgulho de contribuir para a coletividade”, afirma.
O primeiro episódio será exibido às 20h55 do dia 7 de janeiro pelo Canal Futura.