ICAB e Netflix anunciam fundo milionário para ajudar até 5 mil trabalhadores do audiovisual afetados pela COVID-19
O ICAB – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros e a Netflix anunciaram esforço conjunto para criar fundo emergencial com um total de R$ 5 milhões para apoio a trabalhadores do mercado audiovisual, cuja receita foi altamente impactada pela pandemia do novo coronavírus, ainda mais no caso de freelancers. A expectativa é de ajudar até 5 mil profissionais do setor, entre eles produtores, assistentes, coordenadores, técnicos e operadores de diferentes departamentos de produção como câmera, áudio, arte, maquiagem, figurino, cenografia, logística, entre outros, que em sua maioria recebem por semana ou trabalham sem contratos garantidos. Essas pessoas serão elegíveis para solicitar o benefício – um único depósito no valor do salário mínimo, R$ 1.045.
Dessa maneira, a partir de 28 de abril, os profissionais podem se inscrever por meio da página oficial do ICAB. Para averiguar as inscrições e garantir que o auxílio vá para quem mais precisa, um comitê, composto por membros do ICAB, da BRAVI e da Netflix, vai revisar cada inscrição e determinar quem pode receber os recursos em até 10 dias. As inscrições poderão ser feitas por dois meses ou até que os recursos do fundo se esgotem.
“O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros foi idealizado e apoiado pela BRAVI para capacitar e melhorar a empregabilidade dos profissionais atuantes e jovens entrantes no mercado audiovisual brasileiro. O Instituto, que traz em seu DNA a preocupação com o bem estar dos profissionais, não podia deixar de agir no momento em que essas pessoas mais precisam, por isso estamos muito felizes com esta parceria com a Netflix. Também queremos convocar outros membros da indústria audiovisual para contribuir e aumentar os recursos que visam exclusivamente apoiar aqueles que são uma parte fundamental da produção audiovisual brasileira”, disse Mauro Garcia, diretor-executivo do ICAB, em comunicado oficial.
A parceria da Netflix com o ICAB faz parte dos esforços do fundo de US$ 100 milhões já anunciado em 20 de março, tendo sido criado para apoiar quem sofresse mais dificuldades dentro do setor de produção audiovisual em países em que a Netflix tem atuação como o Brasil. Essa doação é um complemento ao pagamento de cachês que foram feitos às equipes e atores das produções originais da empresa no País. “Estamos gratos em trabalhar com o ICAB para apoiar aqueles trabalhadores da produção de filme e televisão que foram os mais atingidos no Brasil. A comunidade criativa brasileira sempre recebeu muito bem a Netflix e agora queremos fazer nossa parte para ajudar quem precisa de apoio neste momento sem precedentes que vivemos”, afirmou Francisco Ramos, vice-presidente de produções originais para América Latina da Netflix.