Rio2C movimenta indústria criativa com maratona de painéis e reuniões virtuais
No intuito de movimentar a indústria criativa, duramente afetada pela pandemia do coronavírus, o Rio2C, desenvolveu uma iniciativa digital para conectar o setor. Intitulada de Rio2C @LIVE, a ação promoveu uma maratona de painéis gratuitos e uma série de reuniões de negócios virtuais entre 04 e 08 de maio.
“É importante ressaltar que o Rio2C @LIVE não foi criado para substituir o Rio2C presencial, cuja nova data será anunciada tão logo tenhamos um panorama mais claro em relação à evolução da pandemia. A ideia da versão virtual é preencher essa lacuna em um momento no qual existe uma enorme demanda por conteúdo de qualidade”, afirma Rafael Lazarini, fundador do Rio2C, o maior evento de criatividade e inovação da América Latina.
As reuniões de negócios, para profissionais dos mercados de audiovisual e inovação, serão feitas por meio de videoconferência e realizadas nas últimas três semanas de maio. Já estão marcados mais de 900 encontros virtuais com a participação de investidores de startups e importantes players como Amazon, Netflix, Globoplay; Canais Globo; AXN Brasil; Sony Channel; Discovery, Disney, Cartoon Network; Deezer;; NBC Universal; Viacom; SBT; BBC e AMC Sundance, CCTV, Migthy, Rai, entre outros. A participação é exclusiva aos que adquiriram a credencial Industry e Industry+ e tiveram seus projetos aprovados para as reuniões de negócios.
“O Rio2C nasceu da vontade de promover encontros, construir pontes e gerar conexões para troca de experiências, ideias e negócios instigando e promovendo a criatividade e a nossa capacidade ímpar de inovar. Hoje, a pandemia do Covid-19 que afeta a todos, em todos os cantos do mundo, nos forçou a repensar aquela que talvez seja a nossa maior fortaleza, a habilidade de reunir pessoas”, afirma Lazarini.
Já a conferência, que tem patrocínio do Youtube, exibida de 04 a 08 de maio, no canal youtube.com/rio2c teve 35 painéis com a participação de mais de 100 palestrantes. As conversas abordaram temas relacionados às áreas de audiovisual, inovação, música, neurociência, mercado editorial, educação e mídias e marcas.
Alguns painéis discutiram os efeitos e desafios diretos das pessoas e empresas durante e após a pandemia, na busca por possíveis propostas e soluções para os mercados superarem a crise, e também sobre questões mais específicas do respectivo segmento. A curadoria das palestras foi de Carla Esmeralda (curadoria geral e de audiovisual); Bernardo Zamijovsky (inovação); Zé Ricardo (música); Stevens Rehen (neurociência); Martha Ribas, Ana Paula Costa e Camila Perlingeiro (mercado editorial); Rakel Cogliatti (educação); e Cris Barreto (mídias e marcas).
O evento foi apresentado pelo Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei do ISS, com patrocínio da Petrobras, Ambev e Icatu Seguros.
Se você perdeu os conteúdos anteriores, pode ficar tranquilo: todas as lives ficarão salvas em youtube.com/rio2c.
Destaques do Audiovisual
GLOBOPLAY APRESENTA: THE GOOD DOCTOR
Produtor e roteirista da série “The Good Doctor” falou sobre o processo de escritura dos roteiros da série, como sua perspectiva de ser médico e cadeirante contribuiu para o seu olhar sobre o protagonista, e conversou com Lucas Paraizo, roteirista e redator final de “Sob Pressão” sobre narrativas médicas criadas, ambientadas e realizadas em sistemas de saúde tão diferentes: o público e o privado.
A ARTE DA NEGOCIAÇÃO
Experientes produtores e produtora do audiovisual, que produzem séries e filmes de sucesso como “3%”, “A Vida Invisível” e “Minha Mãe É Uma Peça”, entre outras várias obras, abriram o jogo sobre como negociam e que adaptações fazem ao longo das negociações para emplacarem no mercado obras de qualidade e com sucesso de público; dissecaram cases de negociação e o que os motivam para continuarem firmes e fortes no mercado. Participaram: Rodrigo Teixeira, CEO, RT Features; Tiago Mello, Sócio e Produtor Executivo, Boutique Filmes; Iafa Britz, Sócia e Produtora, Migdal Filmes.
DOCUMENTÁRIOS GLOBAIS: NARRATIVAS & FINANCIAMENTO
Produtores de documentários falaram sobre narrativas, escolhas temáticas, produção e financiamento – destacando especificidades do pitching para o mercado brasileiro, americano e europeu – e, o que faz com que um documentário se torne uma obra global. Participaram: Aimara Reques, Chief Executive, Aconite Productions; Figs Jackman, Head of Global Development, Spring Films; Estevão Ciavatta, Sócio e Produtor, Pindorama Filmes.
LATINIDADES: NARRATIVAS LATINAS
Produtora e autores das premiadas obras audiovisuais latino-americanas de alcance mundial como “O Segredo dos Seus Olhos”, “Uma Noite de 12 Anos”, “Uma Mulher Fantástica” e “O Abraço da Serpente” falaram sobre suas narrativas e suas visões sobre suas obras que conjugam qualidades artísticas e sucesso comercial. Participaram: Mariela Besuievsky, Sócia e Produtora, Tornasol Films, Gonzalo Maza, Diretor e Roteirista, Jacques Toulemonde, Diretor e Roteirista.
Autoras roteiristas falaram sobre inspirações, sensibilidades, parcerias, ousadias em suas obras audiovisuais que as qualificaram como criadoras de universos potentes, de sucesso e com capacidade de impactar a audiência brasileira. Participaram: Carolina Kotscho, Autora e Roteirista; Flávia Lins, Autora e Roteirista; Maria Camargo, Autora e Roteirista; Rosane Svartman, Autora e Roteirista.