Laboratório para futuros cineastas terá versão on-line e gratuita
Estão abertas as inscrições para o laboratório de cinema Gato Lab. O evento faz parte das atividades propostas pelo CineFest Gato preto, tradicional festival de curtas-metragens no Vale do Paraíba que acontece há 16 anos em Lorena.
O foco são cineastas que moram no Vale do Paraíba ou Litoral Norte que tenham algum projeto de curta-metragem e que gostaria de ter a oportunidade de desenvolvê-lo. A proposta do laboratório é que os produtores de cinema saiam com o projeto pronto para ser filmado e enviado para editais, fomentando assim as produções dos moradores da região.
Exclusivamente neste ano, o Gato Lab acontecerá on-line, em virtude das orientações sobre o distanciamento social por consequência do Covid-19, o novo coronavírus. O projeto é totalmente gratuito e será ministrado pelos cineastas Victor Fisch e Stephanie Degreas, profissionais com larga experiência em cinema, sob a coordenação de Paulo Leierer.
“O cineasta precisa ter apenas uma sinopse de até 1000 caracteres de um curta-metragem. Serão selecionaremos as 8 melhores propostas e os escolhidos farão uma imersão com cineastas renomados. Além da experiência que os cineastas poderão vivenciar, o Vale do Paraíba também pode ser projetado no cinema nacional”, explica Polyana Zappa, artista visual e diretora desta edição do Gato Preto.
Além das aulas, cada participante receberá consultorias individuais com os 3 profissionais para desenvolver o roteiro de seu curta-metragem. Um desses projetos será escolhido pelos profissionais para ser premiado com uma assessoria de produção oferecida pela Escola de Cinema MasterShot, apoiadora do Lab.
O Gato Lab acontece em três dias, de 10 a 12 de julho. Segundo a diretora, Polyana, serão selecionados até 10 projetos.
As inscrições podem ser feitas através do site oficial do evento www.cinefestgatopreto.com.br, são totalmente gratuitas e podem ser feitas até dia 20 de junho.