Mostra de SP divulga cartaz. Programação deve ter cerca de 150 filmes

O cartaz da 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é assinado pelo cultuado diretor chinês Jia ZhangKe, que optou por fotografar o acendedor de incensos de Fenyang executando sua nobre função para o Deus da Literatura, símbolo da cidade que é muito visitada por artistas e escritores daquele país.

44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece on-line para todo o Brasil de 22 de outubro a 04 de novembro.

Jia Zhangke

Nasceu em Fenyang, na província de Shanxi, na China, em 1970. Um dos mais importantes cineastas em atividade, realizou, entre outros, os filmes Plataforma (2000), O Mundo (2004), Prêmio da Crítica na 29ª Mostra, Em Busca da Vida (2006), vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, 24 City (2008), Um Toque de Pecado (2013) e Amor Até as Cinzas (2018), todos exibidos na Mostra. Durante a 31ª Mostra, em 2007, o cineasta veio a São Paulo para apresentar uma retrospectiva de sua obra. Na 38ª edição da Mostra, foi homenageado com o Prêmio Leon Cakoff. Jia Zhangke assina o pôster da 44ª Mostra.

 

Mais da Mostra

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anunciou que por conta da pandemia no país, a sua 44ª edição exibirá os títulos selecionados no streaming, através de UMA PLATAFORMA EXCLUSIVA realizada pela empresa FESTIVAL SCOPE/SHIFT72, responsável também pela plataforma dos FESTIVAIS de TORONTO e TRIBECA, e pelo MERCADO de CANNES. O ingresso para cada filme custará R$ 6,00 (seis reais). A Mostra terá também projeções no drive-in Petra Belas Artes e títulos gratuitos disponíveis nas plataformas do Cinesesc e da Spcine. Master Class, webnares e lives com profissionais da área também estão previstos pelo evento.

Prêmio Humanidade

Todos os anos a Mostra vem fazendo homenagens a grandes nomes do cinema com o Prêmio Humanidade. Abbas Kiarostami, Elia Suleiman, Amos Gitai,  Eduardo Coutinho, são alguns dos diretores que já foram premiados, mas nesta edição o prêmio será dedicado aos funcionários da Cinemateca, que desde o ano passado estão sem receber salários e sofrem com o risco que o acervo da instituição corre pelo descaso do governo.

Países
A 44ª Mostra vai exibir cerca de 150 títulos dos mais diversos países. Até o momento estão confirmadas produções da Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, China, EUA, Finlândia, França,  Grécia, Hungria, Irã, Japão, Líbano, México, Noruega, Palestina, Portugal, Suiça, Síria e Turquia.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.