“O Conto das Três Irmãs”, do diretor Emin Alper, estreia no Brasil via streaming

“O Conto das Três Irmãs” é um drama sobre sororidade que disputou o Urso de Ouro no 69º Festival de Berlim e entrou em cartaz direto no streaming (Now e Vivo Pleay) no dia 15 de outubro com distribuição no Brasil pela Supo Mungam Films, uma distribuidora nacional de filmes independentes.

As Três irmãs Reyhan, Nurhan e Havva, originárias de uma antiga aldeia nas montanhas do interior da Turquia, foram enviadas para famílias ricas da cidade como “beslemes” (filha adotiva e empregada doméstica), na esperança de melhorar suas vidas. Porém, por diferentes motivos, são obrigadas a voltar para a casa de seu pai. Este é o enredo de partida do drama “O Conto das Três Irmãs”, terceiro filme do premiado diretor turco Emin Alper, indicado ao Urso de Ouro da Mostra Competitiva do 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Exibido no Festival de Sevilha e no Festival de Jerusalém, o filme passou ainda por diversos outros eventos internacionais, como Festival de Istambul , onde levou os prêmios de melhor filme, direção, atriz (para as 3 atrizes que interpretam as irmãs) e trilha sonora, Festival de Sarajevo, qual saiu vencedor com melhor direção, e no Festival de Bruxelas do Cinema Mediterrâneo, no qual recebeu Prêmio Especial do Júri. No Brasil ele foi selecionado para o Festival Itaú Play, em junho deste ano.

O diretor Emin Alper nasceu em 1974 em Ermenek, Karaman. Formado em Economia e História na Universidade Bogazici de Istambul, Alper é PhD em História Turca Moderna. Seu primeiro filme, “Beyond the Hill” (2012), recebeu inúmeros prêmios incluindo o Caligari Film Prize no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Filme no Asia Pacific Awards. Seu segundo filme, FRENZY (2015) ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza. Além da carreira cinematográfica, Emin Alper ensina história moderna no Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Técnica de Istambul. “O Conto das Três Irmãs” (2019) é seu filme mais recente e estreou no Festival de Berlim.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.