Minas Gerais Audiovisual Expo 2020: rodadas de negócios, mapa de financiamento e pitching virtual

Na semana que vem, entre 16 e 19 de novembro, será realizada a 5ª MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo em meio digital, assim como os demais eventos audiovisuais em meio à pandemia. A organização do encontro, inclusive, divulgou alguns dos principais destaques desta edição, incluindo pitchings virtuais, um mapeamento de fundos e possibilidades de financiamento para produções audiovisuais e recorde de inscrições para as Rodadas de Negócio da MAX mesmo em modelo virtual, além da confirmação de 35 players do mercado audiovisual nacional e internacional incluindo áreas como cinema, canais de TV paga e aberta, produtoras e serviços de streaming e VOD em geral. Entre eles, estão: Netflix, Canal Brasil, Amazon Studios, Sony, Vitrine Filmes, Elo Company, Trace Brazuca e Warner Bros.

Até o momento, já são 741 projetos inscritos, representando aumento de 55% dessas inscrições e com as propostas vindo de 14 Estados brasileiros. Para João Cruz Reis Filho, diretor técnico do Sebrae Minas em comunicado oficial do evento, esse aumento significativo no número de inscrições traz dois pontos importantes a serem destacados: a consolidação do evento como um dos principais do setor audiovisual no país e a relevância da representatividade de Minas Gerais fora do eixo Rio-São Paulo.

Dos 741 projetos, Minas Gerais, Estado de origem da MAX, contribuiu com 34% dos projetos, seguido por São Paulo e Rio de Janeiro com 20% cada, Bahia com 7%, Rio Grande do Sul 5%, Distrito Federal 4%, Paraná e Santa Catarina com 3% cada, além de Piauí, Pernambuco, Paraíba e Espírito Santo com 1% cada e, por fim, o Pará entrou com três projetos e Ceará com um. “O fato de ser uma edição digital foi outro fator que contribuiu diretamente para essa superação do número de inscritos para a Rodada de Negócios, já que a versão on-line facilita as questões logísticas e estimula a participação de mais players. Sabemos que setor do audiovisual foi bastante atingido pela pandemia, mas eventos como a MAX preparam e fortalecem esses negócios a retornarem com força total para o mercado”, completa Reis Filho.

Um dos diferenciais desta edição do evento, fora o meio digital, é uma consultoria preparatória para projetos que passarão por sessões de pitching. “Teremos três consultores que preparam os produtores para a apresentação do pitching. Cada consultor será de uma área específica das sessões, que são ficção, documentário e conteúdo infantil. Com isso, vamos focar este ano na preparação dos projetos”, afirma Lucas Soussumi, gerente de projetos da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, empresa responsável pela curadoria da MAX.

No total, serão 12 projetos escolhidos para essas sessões, sendo classificados nas três temáticas mencionadas: ficção com Clélia Bessa como consultora/moderadora, a executiva é sócia-diretora da Raccord Produções; documentário com Belisário Franca, sócio-diretor da Giros Filmes, como consultor; e conteúdo infantil com Aline Belli como consultora, que é produtora e sócia do estúdio de animação Belli Studio. Além disso, como as sessões de pitching serão gravadas, o público interessado poderá assistir ao conteúdo entre os dias 17 e 19 de novembro, precisando apenas se inscrever no site do encontro: www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br.

Como já é tradição do encontro, além de rodadas de negócios e pitchings, a MAX 2020 terá uma série de debates e alguns destes se destacam pelo tema de financiamento de projetos e produções audiovisuais: os painéis “Show me the Fund” e “Propostas ao Setor Audiovisual” e, na sessão Diálogos, o tema “Atualização do Momento Político do Audiovisual”. O primeiro painel é, inclusive, realizado pelo Brazilian Content, Projeto Paradiso e Cinema do Brasil, sendo um momento de apresentação do primeiro mapeamento de fundos de investimentos voltados para a produção independente brasileira, com informações e detalhes sobre a origem dos recursos, atratividade, formas de acesso e perfil das chamadas. Foram 50 fundos analisados pelas iniciativas.

Além dessa temática, no total serão oito painéis, seis diálogos e dois showcases no evento

Sobre a Minas Gerais Audiovisual Expo

A MAX é realizada pelo Sebrae Minas, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com o objetivo de promover negócios e atividades de capacitação profissional para o incremento da indústria de audiovisual. Sua primeira edição foi organizada em 2015.

 

Confira a cobertura Prodview da MAX 2019.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.