CCXP Worlds: balanço geral e um olhar aos conteúdos nacionais

A Comic Con Experience, realizada pelo Omelete Group, é geralmente realizada de maneira presencial e conhecida por reunir gamers, geeks, otakus e fãs de cultura pop em geral. Neste ano, com a pandemia de COVID-19, o evento precisou mudar para o digital assim como outros encontros para garantir sua realização, que aconteceu entre 4 e 6 de dezembro com o nome de CCXP Worlds. Além disso, todos os painéis e masterclasses do evento estarão disponíveis em plataforma VOD aos compradores dos ingressos digitais Digital, Home e Epic Experience.

Como a cobertura geral da CCXP na imprensa costuma trazer os pontos altos do entretenimento e cultura pop internacionais, o Prodview optou trazer um balanço e geral por fazer um retrato dos destaques do conteúdo brasileiro no evento.

Confira:

Mapa da CCXP Worlds

BALANÇO GERAL
A CCXP Worlds – A Journey of Hope contou com mais de 150 horas de conteúdo e mais de 250 lives simultâneas, incluindo em sua programação a participação de estrelas nacionais e internacionais, bem como nomes dos quadrinhos, games e mais. Pelas redes sociais foram mais de 50 milhões de impactos. Entre os nomes de Hollywood, estiveram como Henry Golding, Milla Jovovich, J.K. Simmons, entre outros, incluindo estúdios como Paramount Pictures, Warner Bros., Amazon Studios e mais.
O evento, que teve o Facebook Gaming como parceiro de rede social e streaming para atrações como o desafio de cosplayers, inovou em vários aspectos, começando por criar uma plataforma especial para sua realização, com os “palcos” do encontro sendo partes de um mapa navegável inspirado no jogo League of Legends. Os palcos ou mundos foram: Thunder Arena (foto principal), Artists’ Valley, Oi Game Arena, Creators & Cosplay Universe, Omelete Stage by Santander, CCXP Store, Meet & Greet, Hollywood Strip, Chiaroscuro Studios, Iron Studios, Geek Hall e CCXP Tips. O principal, Thunder Arena, ainda permitiu que mais de 100 mil avatares reagissem juntos em um ambiente virtual com a mesma tecnologia Unreal do jogo Fornite.
A expectativa era impactar cerca de 50 países, porém o resultado foi um envolvimento de 1,5 milhão de pessoas em 113 países, sendo 45% de mulheres. “Foi preciso muita coragem para, em um ano como 2020, colocar de pé um festival virtual do tamanho da CCXP Worlds. Com a nossa plataforma, mais uma vez mostramos que para nós a experiência do fã está sempre em primeiro lugar. Levamos nossa marca, o Brasil e todos os parceiros para o mundo. Foi um formato que deu muito certo e, muito provavelmente, estará nos nossos planos combinar o virtual com o presencial nas próximas edições”, afirma Pierre Mantovani, CEO da CCXP, em comunicado oficial.

 

CONTEÚDO NACIONAL

Adaptação da HQ
O quadrinista Hugo Canuto contou no Artist’s Valley como imagina que seria o elenco que deve fazer parte da adaptação de seu HQ “Contos dos Orixás” para a TV ou para o cinema. O mesmo foi apresentado por Mário César sobre sua obra “Bendita Cura”, Carlos Ruas sobre “Um Sábado Qualquer” e Gidalti Jr sobre “Castanha do Pará”.

Continuação “Irmão do Jorel”
Parte do mega painel da Warner, Lena Franzz e Zé Brandão revelaram alguns spoilers da continuação da animação, incluindo 26 episórios e uma maturidade progressiva do protagonista que trabalhará, participará de campanha eleitoral e mais detalhes.

Da novela para a série: “Verdades Secretas”
A segunda temporada da série da plataforma Globoplay se chamará “Verdade Secretas 2” e, na CCXP, contou com painel com os protagonistas Camila Queiroz e Romulo Estrela, que estrelam a continuação da história iniciada na novela “Verdades Secretas”, prometendo suspense e erotismo. A direção artística será de Amor Mautner.

Cena de “Eduardo e Mônica”

Globo Filmes: 3 produções
A produtora contou com três painéis na CCXP para falar das produções:
– “D.P.A. 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”, um filme de Mauro Lima que fará parte da franquia que já levou 2,5 milhões de pessoas aos cinemas, sendo uma produção Paris Entretenimento em coprodução com Globo Filmes e Gloob;
– “Eduardo e Mônica”, filme de René Sampaio, inspirado na música homônima da banda Legião Urbana, com produção da Gávea Filmes, Barry Company, Fogo Cerrado Filmes, e coprodução da Globo Filmes;
– “Medida Provisória”, com Lázaro Ramos estreando como diretor, produção de Daniel Filho e coprodução da Globo Filmes.

Histórias Pretas: autoria premiada
Marcelo D’Salete, autor da obra ganhadora do Prêmio Jabuti “Angola Janga”, participou do painel “Histórias Pretas” para falar de sua história, um menino da Zona Leste de São Paulo que se tornou um autor premiado. “Atualmente vivemos um momento difícil, politicamente, socialmente e culturalmente. É preciso que artistas negros produzam, por mais difícil que seja. Precisamos resistir e acreditar no que estamos fazendo”, disse D’Salete.

Porta dos Fundos e novo Especial de Natal
O sócio fundador do canal e empresa produtora Porta dos Fundos, Antonio Tabet, foi entrevistado ao lado de Evelyn Castro e Gabriel Totoro sobre as curiosidades e os detalhes da companhia. Em especial, foi comentado sobre o lançamento do Especial de Natal 2020: “Teocracia em Vertigem”, que estreará em 10 de dezembro no YouTube.

Turma da Mônica: conteúdo novo
O segundo longa-metragem live action baseado em histórias da série Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, foi um dos temas do painel especial da Mauricio de Sousa Produções na CCXP, com direito à participação do quadrinista famoso. O evento recebeu a exibição em primeira mão da primeira cena de “Turma da Mônica – Lições” a ser divulgada, com direção de Daniel Rezende, produção de Biônica Filmes, coprodução com Mauricio de Sousa Produções, Paris Entretenimento, Paramount Pictures e Globo Filmes. A distribuição fica com Paris Filmes e Downtown Filmes, com estreia prevista para 2021. Confira o vídeo:

 

MARKETING INTERATIVO: HQ, digital e Outback
Anunciado como o restaurante oficial da CCXP Worlds, o Outback Steakhouse lançou um projeto no evento: a primeira HQ colaborativa “Multiverso Outback”, que teve lugar no encontro por meio de uma live de 8 horas por dia da CCXP Worlds, fazendo com que os participantes do evento pudessem interagir com o conteúdo, criado pela agência VMLY&R. “Quando falamos em CCXP não podemos pensar em propaganda tradicional. É aqui que temos a oportunidade de colocar em prática tudo o que se discute quando o assunto é conteúdo e novos formatos. Inovar para esse público, além de um desafio, é quase uma obrigação. E o Outback, fazendo jus ao título de brand lover, promete uma estreia marcante ao criar uma HQ, colaborativa e construída em tempo real. De fato, algo inédito, que vai promover engajamento, diversão e marcar essa edição digital da Comic Con”, comentou Bruno Athayde, diretor de criação da VMLY&R, em comunicado oficial.
Confira o teaser: https://www.youtube.com/watch?v=PJls7TQIf3k

 

MASTERCLASS: Case Von Richthofen
Uma das masterclasses presentes no evento foi promovida pela brasileira Galeria Distribuidora em parceria com a Diamons Films Brasil, abordando o case dos filmes interligados: “A Menina Que Matou os Pais” e “O Menino que Matou Meus Pais”, inspirados na história e divergências nas narrativas de Daniel Cravinhos e Suzane Von Richthofen respectivamente. Participaram da masterclass os roteiristas Ilana Casoy (criminóloga) e Raphael Montes (escritor) ao lado do diretor Mauricio Eça.

PARCEIROS NACIONAIS
Apple Produções
Empresa do seguimento de eventos corporativos, sociais e showbiz que, inclusive, acaba de adquirir a companhia Flex- Som, Luz e Imagem.
Oi
Parceria com a CCXP incluiu mais de 30km de vibra ótica dedicada para a realização do evento.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.