Empresa de seguros aposta em animação da Spiral para humanizar bot de atendimento
Buscando aplicar o Net Promoter Score (NPS) e melhorar o posicionamento da marca, a plataforma digital de seguros por assinatura Kakau desenvolveu uma campanha de vídeos para ajudar a comunidade consumidora de seguros a conhecer e se educar aos processos 100% digitais da empresa, facilitando assim ao usuário a fácil educação financeira, significando ainda mais o posicionamento da Kakau, como fintech/insurtech ativista de inclusão financeira no Brasil.
Baseada na estrutura de Human-centered design, ou seja, centrada nos desejos e necessidades do usuário final, a campanha da Kakau humanizou em formato de cartoon a AnnA, chatbot da empresa, para ajudar nas experiências do cliente. “Como pioneira em oferecer seguros por assinatura no modelo ‘liga e desliga’ vimos nos vídeos a melhor maneira de iniciar o projeto Anna Educa”, explica Diogo Russo, sócio-fundador da Kakau. Para a realização desse projeto especial, a Kakau contou com uma equipe de profissionais reconhecidos. Entre os destaques estão: Jean-Louis Manzon, diretor e produtor; a locutora Patrícia Coelho; e o criador da personagem Anna, Thiago Felizzola.
Para Patrícia Coelho, “Mesmo com tantos trabalhos como locutora e dubladora, foi inovador e gratificante interpretar pela primeira vez a voz de um personagem virtual”. Já o criador da personagem Thiago Felizzola, da Spiral, afirma: “Anna é uma personagem capaz de criar uma conversa em diferentes cenários, como, por exemplo, auxiliando o usuário na abertura de um sinistro via Facebook Messenger, ou na nova série de vídeos para nosso canal no Youtube, com conteúdo sobre cada um dos produtos. Ela cria afinidade e simplifica a jornada do usuário Kakau em diversos pontos de contato”.
“Sobre o processo, tudo começou com um briefing muito legal. Como poderíamos montar um sistema onde fosse possível produzir muito, rápido, de forma versátil, eficiente? E se tudo mudasse no dia seguinte, tudo bem também? Foi assim que a gente decidiu começar não por roteiros, mas por um jeito de fazer filmes: criar esse personagem, animado com recursos de inteligência artificial, e dentro de um modo de produção, onde a cada uso ele vai aprendendo mais, ficando mais rico, mais versátil, mais fácil. Eu acho muito legal quando o DNA da marca está de verdade na comunicação, muito mais fundo do que só no visual”, conta o diretor e criador Jean-Louis Manzon.
“Criamos uma campanha toda pensada no HCD e no NPS. Por isso, escolhemos os vídeos em formato de cartoon. Eles são capazes de cumprir melhor os papéis de criar laços afetivos e trabalhar as percepções do que um texto escrito. É muito mais fácil absorver uma mensagem em vídeo, já que o formato atrai e mantém a atenção de quem está assistindo. Importante destacar a equipe de criação que foi fantástica e que se empenhou muito para a construção dos vídeos. Nós, como insurtech, temos o compromisso de otimizar o budget da comunicação e usar dois pilares: o HCD e Gig Economy para ganhar escala democrática com maior alcance e eficiência de capital”, finaliza Diogo Russo.
Os vídeos serão postados nas redes sociais da Kakau e disponibilizados no site da empresa. Confira o primeiro vídeo, que mostra como entrar no site e utilizar a plataforma Kakau Protege: