25a MCT: Mostrinha – Pré-estreia nacional do longa-metragem “Poropopó”

A Mostrinha apresentou para a criançada cinco curtas-metragens e dois longas que tratam sobre perdas, amores, descobertas e resistências.

A primeira sessão da Mostrinha aconteceu no sábado, dia 22 de janeiro, com a exibição do longa “Poropopó” em pré-estreia nacional. Dirigido por Luís Antônio Igreja, o filme conta a história de Julieta, uma palhacinha adolescente que vive com sua família peculiar: um grupo circense nômade. A vida da garota muda drasticamente quando seus pais decidem deixar o circo e tentar a sorte em uma cidade próxima. Vestindo sempre seus trajes típicos e usando uma linguagem universal que dispensa palavras, a família enfrenta, com humor e alegria, uma série de dificuldades durante a adaptação a essa nova vida. 

O público poderá conferir também o longa-metragem “Pequenos Guerreiros”, da diretora Bárbara Cariry. A ficção retrata o casal Cosme e Maria que, acompanhados do filho Bendito e dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna, partem para uma viagem onde vão pagar uma promessa. As três crianças vivem um processo de encantamento e afetividade por essa trajetória cheia de aventuras e descobertas.

 

Curtas-metragens

Os filmes selecionados para a criançada não param por aí. A Mostrinha exibiu ainda cinco curtas-metragens. O documentário “Raone”, dirigido por Camila Santana, tem uma doce narrativa em primeira pessoa. O experimento “A primeira perda da minha vida”, assinado pela diretora e atriz Inês Peixoto e produzido pelo Grupo Galpão, reúne relatos de uma boneca perdida, numa fabulação inspirada em Franz Kafka que mistura teatro e cinema. A animação “Nonna”, de Maria Augusta Nunes, também lida poeticamente com perda, com o crescimento e com a tomada de consciência, numa história que aborda um problema ambiental que nos afeta na contemporaneidade: o excesso de agrotóxicos. Dirigido por Letícia Leão, a ficção “O Fundo dos nossos Corações” traz crianças curiosas numa aula online que buscam entender como nascem os seres humanos. Entre elas está Joana, que vai descobrir de onde veio em uma conversa cheia de encantamento com suas duas mães. E “Rua Dinorá”, dirigido por Natália Maia e Samuel Brasileiro, traz o percurso de uma menina – a Dinorá – pela história de seu bairro.

 

Veja a cobertura completa do Prodview. 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.