25a MCT: Resumo 22/01 – Exibições destacam curtas mineiros

Na tarde de sábado, 22 de janeiro, a programação cinematográfica da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes exibiu doze curtas-metragens mineiros, selecionados para compor a Mostra Regional e a Mostra Foco Minas | Sessão 1. As produções, que puderam ser vistas gratuitamente de qualquer lugar do Brasil e do Mundo, ficam disponíveis por 24 horas na plataforma do evento mostratiradentes.com.br. Já a programação reflexiva contou com a primeira Roda de Conversa | Encontro de Cinema, que discutiu “A imagética do documentário: arquivos e abordagem direta”, com a presença de grandes nomes do cinema brasileiro.

 

Sessões de cinema

Os cinéfilos de plantão puderam conferir os seis curtas selecionados na Mostra Regional. Todos realizados em cidades do interior de Minas Gerais, seja em regiões próximas de Tiradentes ou em municípios mais distantes, e que destacaram temas pertinentes às comunidades locais, e seus personagens. São eles: os documentários “Bulha”, de Daniel Couto; “O que eu gosto de fazer é ter nascido no mundo”, de Monique Rangel; “Santo Rio”, dos diretores Lucas Oliveira e Guilherme Nascimento e “Taxa de Retorno”, de Matheus Vieria. Tem também o experimental “Alziras”, das cineastas Hellt Rodrigues e Regiane Farias, e a ficção “Noites Traiçoeiras”, de Felipe Quintiliano, Renato Loureiro e Wilmar Guilherme.

Foram exibidos ainda seis curtas da Mostra Foco Minas | Sessão 1, criados e produzidos também em território mineiro. Os experimentais “Ácaros”, de Samuel Marotta e “Trabalho é campo de guerra”, de Pedro Carcereri; a animação “Dinheiro”, de Arthur Senra e Sávio Leite; a ficção “Serrão”, do diretor Marcelo Lin e os documentários “Corre de marmita”, de Luiz Pretti & Philippe Urvoy e “O resto”, de Pedro Gonçalvez.

 

Encontro com os filmes

Encerrando a programação ocorreu a primeira Roda de Conversa | Encontro de Cinema, com o tema “A imagética do documentário: arquivos e abordagem direta”. Para falar sobre o assunto foram convidados Dácia Ibiapina, diretora, roteirista e produtora de cinema (DF); Fernanda Pessoa, cineasta, artista visual e pesquisadora (SP), e os irmãos cineastas, Henrique e Marcela Borela (GO).

 

Veja a cobertura completa do Prodview. 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.