17a CineOP: Resumo 23/06 – abertura, sessões cine escola, encontros e apresentação de projetos

17a CineOP: Abertura encanta com cerimônia indígena

A abertura oficial da 17 Cine OP encantou o público com uma cerimônia indígena com o ritual “Caminhos de Pachamama”, que reuniu diversos povos na praça Tiradentes em performance; cineastas Kuaray Poty e Pará Yxapy receberam homenagens por seus trabalhos no audiovisual.

 

SESSÃO DE CURTAS – SESSÃO CINE-ESCOLA 

Foi dada a largada na 17 ª Mostra de Ouro Preto, a pipoca estourou e as crianças participaram das sessões Cine-Escola que estão organizadas por faixa etária e filmes que dialogam com as respectivas idades, despertando discussões e trazendo o audiovisual como ferramenta pedagógica.

A sessão de curtas exibiu as produções:

  • COISA DE MENINA
    Enquanto acompanha as aulas online durante a quarentena, Camila, que sonha em jogar futebol, passa a conviver com seu avô conservador Tonho, que na juventude sonhava em ser sanfoneiro.
  • CAPITÃO TOCHA
    Inspirado em histórias de quadrinhos e lembranças da infância, Capitão Tocha conta a historia de Pedro, um menino negro e feliz que tem como principal passatempo criar histórias a partir de brincadeiras com seus bonecos e outros objetos re-significados por ele. Mas sua brincadeira se torna especial quando ele encontra um boneco de ação com características semelhantes a sua na casa de um amigo. Capitão Tocha é uma história sobre representatividade, aprendizado e autoconfiança conduzida pelo imaginário de uma criança que enxerga em seus ídolos a projeção de um verdadeiro herói.
  • AURORA – A RUA QUE QUERIA SER UM RIO
    Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma triste e solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva forte, ela relembra sua trajetória e sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?
  • UM CONTO INDÍGENA
    Um conto sobre parte da história do Brasil em um ponto de vista indígena.
  • DELA
    Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma!

 

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO
ASSEMBLEIA DA REDE KINO | 1ª REUNIÃO DE TRABALHO DOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | XIV FÓRUM DA REDE KINO
Foi realizada apresentação da dinâmica e proposições do Encontro da Educação: XIV Fórum da Rede Kino
Apresentação dos grupos/chapas interessados em coordenar a Rede Kino.

 

ENCONTRO DE ARQUIVOS
ASSEMBLEIA GERAL DA ABPA | 1ª REUNIÃO DE TRABALHO DOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E MEMBROS DA ABPA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL
Foi feito um breve relato da Temática Preservação desta edição, pauta e dinâmica da programação, em seguida apresentação da dinâmica de participação da ABPA e formalização do processo eleitoral para nova diretoria do biênio 2022/2024.

 

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E DEBATE
Foram apresentados projetos Audiovisuais Educativos que buscam relacionar diferentes cinemas com formas de educação diversas:

  • Projeto: Cinema na escola como possibilidade de fazer deslizes na maquinaria de ver (Campinas, SP)
    Instituição: Emef Padre Melico Cândido Barbosa
    Apresentação: Aline Jekimim Goulart
  • Projeto: Entrevista com um corpo monstro (Rio de Janeiro, RJ)
    Instituição: UFF
    Apresentação: Miguel Andrade Vieira
  • Projeto: Um rolê audiovisual com jovens dos CIEPs 408 e 409
    Instituição: UFF
    Apresentação: Maria Gabriela Capper
  • Projeto: Coletivo de cinema (Belo Horizonte, MG)
    Instituição: 4 Folhas Audiovisuais
    Apresentação: Gustavo Jardim

 

MÉDIA E CURTA – MOSTRA HOMENAGEM – FILMES DE ABERTURA

Foram exibidas as produções:

  • BICICLETAS DE NHANDERÚ
    Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbyá-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.
  • NOSSOS ESPÍRITOS SEGUEM CHEGANDO – NHE’E KUERY JOGUERU TERI
    Na Tekoa Ko’eju, Pará Yxapy, indígena Mbyá Guarani, dedica os primeiros cuidados a seu filho, ainda no ventre, e reflete, junto com seus parentes, acerca dos sentidos de sua gravidez em meio a pandemia de COVID-19 no Brasil.

 

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.