17a CineOP: Resumo 22/06 – masterclass internacional com pesquisadora mexicana, projetos audiovisuais e abertura da exposição

PERDEMOS A CORRIDA CONTRA O TEMPO? A SELEÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA PRIORIZAR A PRESERVAÇÃO E ARQUIVOS SONOROS E AUDIOVISUAIS EM RISCO DE DESAPARECER

A masterclass abordou questões da “seleção” como uma etapa estratégica nos processos internos do arquivo audiovisual, tanto no mundo analógico quanto no digital. Por mais controversa que seja a ideia de selecionar obras culturais, a realidade é que cotidianamente o arquivista é obrigado a fazer escolhas ao priorizar um título ou outro para receber tratamentos técnicos, ser duplicado, restaurado, digitalizado ou mesmo armazenado e em quais condições. Perla Olivia Rodriguez falou sobre sua rica experiência nesta área.
Perla é pesquisadora do Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información de la UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México).

 

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E DEBATE | SESSÃO LATINA
Foram apresentados os seguintes projetos:

  • Projeto: MI CINE MI MUNDO – Plataforma de cine infantil (Equador)
    Instituição: Casa de la Cultura Núcleo de Loja
    Apresentação: Altaira Rojas
  • Projeto: Taller de documental autobiográfico (Chile)
    Instituição: Programa Escuela al Cine de la Cineteca Nacional de Chile
    Apresentação: Natalia Mardones
  • Projeto: El cine como gestión del afecto (Argentina)
    Instituição: Alero, Nacer hasta los 100 años ; La Redonda, Arte y Vida Cotidiana
    Apresentação: Eliana Cordoba e Mercedes Rondina
  • Projeto: Rodando Fantasías (Cuba)
    Instituição: Programa Escuela al Cine de la Cineteca Nacional de Chile
    Apresentação: César Ramón Irigoyen Milian

 

Cine-Escola
A programação contou com a exibição dos filmes:

  • TUCA, O MESTRE CUCA
    Pri, Olívia e Jonas têm uma tarefa da escola diferente: plantar sementes e cuidar das mudas com muita atenção. Tuca adora a ideia, pois poderá usar as plantinhas comestíveis em suas receitas. Porém, a pimenta-biquinho da Pri parece não nascer nunca, o que a leva a tomar uma decisão radical.
  • BONZINHO, O CÃO GUIA!
    Enxergar através do coração e confiar em um animal guiando seus passos, quantas histórias existem por trás daqueles que são os olhos de muitos humanos, assim é o Bonzinho, um grande amigo, guia e companheiro.
  • VIVÊNCIAS
    Em alguns momentos da vida, percebemos que as lembranças e as vivências são as poucas coisas que nos restam e nos damos conta que imaginar também é vivenciar. Não importa a idade ou classe social, mas afinal, a quê se resume as vivências
  • ERA UMA VEZ EM ICAPUÍ
    Realizado pelo Projeto Animação Ambiental do instituto Marlin Azul. Num luau em volta da fogueira, um pescador narra a aventura vivida em Icapuí em busca do tesouro guardado há muitas gerações.
  • AS AVENTURAS DE ANA E JOÃO
    Ana é surda e João é cego. As duas crianças têm dificuldade de acompanhar um mundo com pouca acessibilidade, mas com a ajuda de Tatá e Zezé, os heróis da inclusão, eles entram numa aventura de descobertas que mudarão suas vidas.
  • SONHOS DA ISAH: O LIVRO MAGICO
    Isah está desanimada recordando a nota baixa que recebeu na avaliação. E nesse instante, surge o seu pai no interior do livro escolar que a convida para uma viagem com destino a uma rota educacional nas suas páginas. Isah, Dinorah e Robobo se unem ao Papai nesta aventura.

Abertura oficial da Exposição: PRESERVAR, TRANSFORMAR, PERSISTIR
Instalada em painéis e estruturas, a exposição apresenta, em imagens, fotos e textos, as Temáticas do evento:
– Preservação: MEMÓRIA AUDIOVISUAL NO BRASIL: RESISTÊNCIA E RESILIÊNCIA NO TEMPO
– Histórica: CINEMAS INDÍGENAS: MEMÓRIAS EM TRANSMISSÃO
– Educação: CINEMAS E EDUCAÇÕES: DIÁLOGOS
Em destaque, os homenageados desta edição, os cineastas M’BYA-GUARANI: KUARAY POTY (Ariel Ortega) e PARÁ YXAPY (Patrícia Ferreira).

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.