MUBI reúne mais de 600 pessoas em evento na Cinemateca
No dia 6 de junho, a MUBI promoveu um evento gratuito na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. Em parceria com a Inner Circle, a sessão especial exibiu dois filmes com temática queer e reuniu mais de 600 pessoas. A ação faz parte da campanha de lançamento da coleção Pode Entrar: Explore Espaços Queer no Cinema, já disponível na plataforma.
O público foi recebido pela drag queen Aimée Lumière e pôde assistir, no espaço open air, But I’m a Cheerleader, filme de 1999 estrelado por Natasha Lyonne (Boneca Russa, Orange Is the New Black) e Clea DuVall (Garota, Interrompida); e Paris is Burning, documentário emblemático sobre a cena ballroom de Nova York na década de 1980.
Na ocasião, foram distribuídos pipoca e merch exclusivo com o tema da campanha, como leques, pirulitos e fósforos. No intervalo entre os filmes, djs da festa Novo Affair animaram o público com hinos da música queer e house music.
“A MUBI se orgulha de promover uma programação cultural rica e diversificada dedicada à comunidade queer. Embora nossa plataforma ofereça sempre uma variedade de obras com perspectivas diversas, este mês é uma oportunidade especial para amplificar as histórias LGBTQIA+ do cinema. Estamos comprometidos em promover a representatividade, celebrar o cinema queer e materializar nosso apoio à comunidade”, afirma Pedro Fonseca, gerente de Marketing da MUBI.
Ainda em São Paulo, em parceria com Spcine e o CCSP – Centro Cultural São Paulo, acontece o Território MUBI dentro da Mostra Espaços Queer no Cinema. O evento, também gratuito, ocorre de 21 a 23 de junho, no CCSP – Centro Cultural São Paulo. Serão exibidos cinco títulos com temática LGBTQIA+: Matthias & Maxime, de Xavier Dolan; Great Freedom, de Sebastian Meise e estrelado por Franz Rogowski (Passagens); O Outro Lado da Cidade Proibida, de Zhang Yuan; o documentário Shakedown, de Leilah Weinraub; e o curta Maurice’s Bar, de Tzor Edery e Tom Prezman.
“Promover sessões gratuitas com filmes tão relevantes, como Paris is Burning, em espaços culturais importantes de São Paulo, é mais do que oferecer uma alternativa cinéfila dentro da agenda de eventos LGBTQIA+ da cidade. Queremos conectar pessoas por meio de suas paixões, sendo o cinema uma delas. Estamos honrados com as parcerias com a Cinemateca, Spcine e CCSP, pois permitem entregar experiências únicas a partir do universo do cinema, uma das marcas registradas da MUBI”, comenta Nathalia Montecristo, gerente sênior de Marketing da MUBI.