19a CineOP: Sessão Cine Escola traz reflexão sobre as diferentes relações do ser humano

          A 19 Mostra de Cinema de Ouro Preto é marcada por cultura, entretenimento e aprendizagem e os curtas Bonita de Rosto e As Melhores são exemplos dessa leveza. Ambos foram apresentados na Sessão Cine Escola durante o dia 21/06, no Cine Teatro – Centro de Convenções da Mostra.

          O curta ficção Bonita de Rosto, dirigido e roteirizado por Ana Squilant, conta a história da jovem Celina de 12 anos, considerada a mais bonita da turma pela sua melhor amiga, e as questões que a envolvem com um caderno de perguntas – a rede social de 2003, por entre carteiras da 7 série, e com isso são cobradas diversas explicações e nela é criada uma perseguição a Celina, junto ao bullying, aumentando então suas tentativas de emagrecer e ser aceita. Embora a história se passe há 21 anos atrás, em 2003, ela traz um tema polêmico até hoje: o bullyng nas escolas e entre crianças e jovens.

          Enquanto isso, As melhores, dirigido por Renata Mizrahi é um curta mais leve, com uma narrativa que conta a forte e importante relação de uma mãe e filha: Carla é filha de Maria, a melhor pescadora de Paquetá. Ela tem uma filha, Carla, que sonha e ser grafiteira, mas Maria quer que a filha siga o mesmo caminho. Por isso, pinta escondido em um galpão abandonado. Ela pinta a mãe no mar e quando Maria descobre, Carla se faz entender: ela também é a melhor. Mas, a melhor grafiteira – daí o título da obra.

          Ramina El Shaldai, curadora da Sessão, abriu o debate perguntando a idade do grupo presente, dando liga à sua fala: “Aqui nesse espaço a gente “solta um pouco” a nossa casa, assume o lugar de vida, de sentimento, de ser humano, de ação. Porque é desse lugar que eu começo a selecionar os filmes. O convite que eu faço a você (ela se referiu ao público), enquanto vocês estiverem assistindo prestem atenção aos filmes mas também no impacto desse filme nas emoções de vocês. Esse é um espaço nosso: de sentido, de pensar, de expressar, de conversar. Muito mais que falar sobre o filme em si é falar sobre o impacto do filme sobre nós. Então hoje a gente está aqui em um momento muito especial para nós”

          A 19 CineOP é a mostra audiovisual pioneira no Brasil desde 2006 e acontece durante os dias 19 a 24 de junho de 2024 em Ouro Preto, Minas Gerais.

 

*Com a colaboração de Fabiane Watanabe

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.