Mediada pelo curador José Quental, a masterclass “Ações de preservação digital na Cineteca Nacional do Chile” foi conduzida pela chilena, Macarena Bello, que apresentou um panorama dos trabalhos realizados pela instituição com destaque para as ações de preservação digital. Criada em 2006, a Cineteca Nacional do Chile é uma das mais recentes e ativas Cinematecas da América Latina. Em quase duas décadas de atividade tem atuado de forma sistemática em prol da conservação e da valorização do patrimônio audiovisual chileno, com ênfase na formação e na preservação digital. Desde então se tornou um modelo para o setor e uma referência para a região.

“A Cineteca do Chile nasce em um contexto de transformação tecnológica e se colocando nos desafios em relação ao digital, na conservação e acesso. Tudo isso muito dentro da sua concepção, e isso pode trazer elementos para pensar nos nossos trabalhos”, disse Quental.

Outra masterclass, a “Ecologia de imagens em desaceleração” foi ministrada pelo cineasta-pesquisador e filósofo colombiano, Sebastian Wiedemann. Em meio ao ruído audiovisual que nos cerca, como uma espécie de aceleracionismo mediático que substitui o cinema e a cultura por “produção de conteúdo”, ele trouxe como questionamento o que podemos fazer para desacelerar as imagens?