Abragames cria o Conselho da Diversidade para conscientização das desigualdades
Em outubro a Abragames criou o Conselho da Diversidade, que tem o objetivo de discutir questões relacionadas à diversidade de gênero, de raça, de orientação sexual, deficiências entre outras. O grupo é composto por representantes de empresas associadas de todas as regiões do país e se reúne a cada 15 dias.
Segundo Camila Malaman, sócia da Webcore Games e conselheira da Diversidade, “fomentar a participação das minorias e conscientizar sobre essa desigualdade que ainda existe é importante em tempos atuais”. Para ela, uma equipe diversa é uma equipe que cria projetos ricos e com representatividade.
Para Carolina Caravana, Produtora da Aiyra e conselheira da Diversidade, a “criação do conselho deve ser vista como uma comprovação de importância para o tema da diversidade. Tornar as diferenças menos representadas como um assunto digno de um conselho próprio, mostra prioridade e dá o exemplo para a indústria nacional, que só tem a ganhar com esse tipo de posicionamento. Traz maturidade e mostra coragem para o mercado”.
Atividades previstas
- Mapear a diversidade dos profissionais das empresas associadas;
- Criar um Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade de Gênero no Setor de Games;
- Apoiar a criação de um prêmio específico dentro do BIG Festival para jogos que contemplem a diversidade de gênero, de raça e de identidade sexual, com o nome de BIG Diversity;
- Realizar Game Jams que promovam a diversidade;
- Realizar e apoiar ações contra o machismo entre os jogadores de eSports;
- Garantir que as Informações da Abragames cheguem para outros profissionais dentro das empresas;
- Incentivar a contratação de profissionais de diferentes gêneros, raças, etnias e identidades sexuais;
- Incentivar a representatividade de gênero, raça e identidade sexual nos jogos lançados no Brasil;