Como as empresas que trabalham com audiovisual devem se planejar para 2019?
O mercado audiovisual brasileiro cresceu muito em 2018. Essa indústria movimenta mais de R$ 25 bilhões por ano e emprega mais de 100 mil profissionais. Dados da ANCINE apontam para mais de 8 mil produtoras atuantes no mercado brasileiro.
Todos esses números reforçam a importância do audiovisual como negócio e não só do ponto de vista criativo. O Prodview entrevistou Silvio Soledade, da PlanoGestão, empresa especialista em gestão contábil, fiscal e tributária para o audiovisual, para saber como as empresas devem se planejar para 2019.
Confira na íntegra:
– Como as empresas devem se planejar para 2019?
O ano de 2019 é um ano de recuperação. Mas não um ano de euforia. Devemos considerar os últimos anos, principalmente 2017 e 2018, como anos de aprendizado, de ajustes. O que nos possibilita irmos mais preparados para 2019. Fatores políticos, principalmente no Brasil, poderão influenciar e muito a atividade econômica, apesar do mercado estar otimista. Por isso cautela ainda será a palavra-chave pelo menos no primeiro semestre. Alguns bancos de investimento indicam que a economia global também deverá desacelerar mas não entrar em recessão, o que mantém o clima de otimismo apesar das recentes discussões entre EUA e China. Lembrando com o avanço da tecnologia o Brasil é um País suscetível à volatilidade dos mercados globais.
– Quais são os erros mais comuns que as produtoras costumam fazer na hora de planejar o próximo ano fiscal?
O erro mais comum é simplesmente não planejar. Muitas produtoras partem do pressuposto de que prever o futuro é para futurólogos e cientistas. Mas na verdade planejar, no tocante à gestão, é traçar rotas utilizando como base algumas premissas como olhar para o que foi realizado e contemplar novas possibilidades construindo cenários. A base de um bom planejamento está em olhar para o futuro analisando o passado. Também não basta fazer um planejamento se não o revisar com periodicidade para corrigir rotas. É muito comum as empresas fazerem um planejamento no início do ano e só voltar a ele 06 meses depois. É necessário acompanha-lo e entender as distorções entre o planejado e realizado afim de que as correções sejam processadas dentro de um tempo hábil para recuperação.
– Quais os principais desafios das produtoras na hora de gerir seu negócio?
Além da geração de negócios, um dos principais desafios é entender sua estrutura de custos, seja na operação de projetos específicos e pontuais, seja na operação administrativa. Sem a consistência necessária é impossível estabelecer um preço pelos trabalhos executados. A precificação sempre foi o calcanhar de Aquiles das produtoras, principalmente as com foco em publicidade. A estruturação financeira consistente também facilita a vida nas produtoras de conteúdo, que trabalham com projetos de médio e longo prazo, pois esta consistência auxiliará no acompanhamento e execução do orçamento.
– Quais dicas sua empresa daria para as empresas que trabalham com audiovisual?
Não podemos esquecer que uma produtora é uma empresa como qualquer outra, portanto deve ser gerida como uma empresa, considerando os cuidados na gestão financeira, fatores de riscos, e principalmente, na geração de valor para os clientes e acionistas/sócios da produtora.
Um bom planejamento orçamentário e financeiro é um passo importante para entender como esta geração de valor acontecerá e qual o esforço necessário. Neste planejamento sempre se deve considerar o cenário ideal e o cenário necessário para se atingir estas metas.
A relação com os parceiros, colaboradores, agências e clientes, além dos atores públicos também merecem um cuidado especial. Contratos bem elaborados, acordos transparentes, projetos entregues no prazo e conforme combinado, refletem nos resultados da produtora.
Tudo isto é gestão. O empreendedor do audiovisual deve ter a consciência de que o trabalho artístico entregue deve gerar resultado a ser medido. Nem sempre este resultado gera recursos financeiros, o que não deve ser uma surpresa, por isto o planejamento é fundamental para mitigar os riscos deste nosso negócio.
A PlanoGestão completou recentemente seis anos de atividades e tem entre seus clientes mais de 8 produtoras.