Documentários, Festivália e políticas do setor audiovisual são destaques do Rio2C
No quarto dia do Rio2C – o último da divisão de Conferência e Mercado do evento –, a cineasta e jornalista Betsy West contou sobre como teve a ideia do seu filme A Juíza, um dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Documentário deste ano. Detentora de 21 prêmios Emmy de Jornalismo, Betsy disse que, mesmo na redação, sempre gostou de se aprofundar nas matérias. “Enquanto no documentário temos uma liberdade maior, quando produzimos uma matéria jornalística, precisamos sempre ouvir os dois lados e finalizá-la num espaço muito mais curto de tempo”, comparou a cineasta.
No aclamado documentário, ela conta a história da juíza Ruth Bader Ginsburg, 85 anos, veterana de lutas feministas e responsável pela manobra judicial que revolucionou a luta pelos direitos das mulheres. “Muitas mães levaram os filhos para assistir ao longa para ensiná-los um pouco sobre a luta por direitos iguais”, disse Betsy.
O diretor e produtor Oren Jacoby também participou do encontro e falou sobre o documentário Shadowman, no qual conta a história do pintor candense Richard Hambleton. Além de abordar o seu documentário, Oren explicou quais são os passos na produção de um roteiro. “Geralmente, escrevemos o roteiro quatro vezes. Na primeira, é para conseguir financiamento para o filme, na segunda, aprofundamos o assunto com pesquisa. Depois, reescrevemos no processo de filmagem, e na quarta, e última, o roteiro é reescrito na ilha de edição”, explicou ele.
ANCINE
O diretor-presidente da Ancine, Christian de Castro, também esteve ontem no Rio2C para falar sobre o despacho que suspendeu o repasse de verbas para filmes e séries na semana passada. “A agência não parou, está apenas num momento de transição”, disse Christian. Na defesa do despacho, publicado semana passada à véspera do feriado, o diretor-presidente argumentou que tentou apenas se antecipar e defender os seus servidores.
Festivália
O fim de semana de encerramento da segunda edição do Rio2C, foi aberto ao grande público com mais de 100 atrações, que incluem shows, exibição de filmes, experiências de realidade virtual e de neurociências, games, workshops, lançamento de livro, masterclasses e bate-papo com grandes nomes das artes, ciências e marketing, nos dias 27 e 28 de abril, na Cidade das Artes.
Nesta edição, que conta com o patrocínio da Oi e Petrobras, o crescimento do evento deu origem a novos espaços e à Festivalia, que será uma síntese do que aconteceu durante a semana, com o melhor de cada área.
“A Festivalia é um verdadeiro parque de diversões de conteúdos. O público teve um mix de experiências, conhecimento e vivências que vai do audiovisual à neurociência, passando pela música e tecnologia de ponta, com espaços interativos de realidade virtual, oficinas e palestras com grandes nomes da indústria criativa”, explica Rafael Lazarini, criador e CEO do evento.
“É um espelho do que foi apresentado na Conferencia e Mercado durante a semana, só que com foco em jovens de todas as idades – aqueles tem interesse em iniciar suas carreiras na indústria criativa, e outros que queiram se reinventar. Além disto as experiências em workshops e o acesso a conteúdo artístico de qualidade garantem um fim de semana inesquecível na Cidade das Artes”, resume Carla Esmeralda, responsável pela curadoria do audiovisual e curadoria geral de conteúdo do Rio2C e cocriadora do RioContentMarket.