Abertas as inscrições para o Prêmio Cabíria, voltado à representatividade feminina no audiovisual
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Cabíria, a partir do dia 22 de agosto. A iniciativa irá selecionar roteiros de longa-metragem de ficção e argumentos de longa-metragem infantojuvenil de autoria de mulheres, ou escritos em coautoria com roteiristas mulheres. As inscrições seguem até o dia 22 de setembro e podem ser feitas através do link www.cabiria.com.br, mediante pagamento de taxa de R$50 reais. As finalistas serão divulgadas no dia 4 de novembro. Para a outra categoria do prêmio, a de roteiro de piloto de série, as nove semifinalistas, dentre 79 projetos inscritos, já tiveram seus nomes anunciados no FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, parceiro da iniciativa.
Lançado em 2015, este ano, o Prêmio Cabíria se desdobra num evento de maior alcance: a 1ª edição do “Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual”, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro. O festival busca ser um espaço de debate sobre gênero e diversidade na cadeia produtiva do audiovisual, estimulando o crescimento quantitativo e qualitativo do protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras, além de oferecer ao público o contato com obras de cineastas mulheres. Propondo uma expansão dos objetivos do prêmio, as atividades do evento incluem painéis, mesas de debate, masterclass, exibições de filmes seguidas de debates, além da própria premiação de roteiros e argumentos de longas e pilotos de série.
O Prêmio Cabíria conta com o apoio do Instituto Olga Rabinovich – Projeto Paradiso, Maquinário Narrativo, Tertúlia Narrativa, FRAPA, ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual, Olhar Distribuição e Embaixada da França no Brasil.
“Estamos muito felizes com a transformação do Prêmio Cabíria em um festival dedicado ao debate das mulheres do audiovisual. É um passo importante na evolução da nossa proposta de incentivar o protagonismo feminino e ampliar o debate para a cadeia produtiva e sociedade, em geral, contribuindo para a diversidade de olhares no cinema” – afirma Marília Nogueira, idealizadora do Prêmio Cabíria.
Para Vânia Matos, da Laranjeira Filmes, produtora executiva do festival, “a iniciativa vem para somar a tantas outras difundidas no país e no mundo que relevam o grande impacto que os conteúdos veiculados nas diferentes telas têm na visão de mundo da sociedade. Aumentar e diversificar os modelos oferecidos hoje à população, em especial às meninas e mulheres, é fundamental para diminuir a desigualdade de gênero na qual vivemos”, enfatiza.