Cartaz da 43ª Mostra Internacional de Cinema é assinado pela artista brasileira Nina Pandolfo
O cartaz da 43ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é assinado pela artista brasileira Nina Pandolfo, conhecida por pintar universos lúdicos compostos de meninas de olhos grandes e expressivos em grafites nas ruas da cidade e em telas expostas em galerias paulistas e estrangeiras.
Segundo a artista, o pôster desta edição da Mostra destaca a arte do cinema.“Tudo começa na cabeça: as ideias, a parte da cenografia, o ator, quando lê o roteiro, pensa o personagem na cabeça dele. Por isso a cabeça é o centro.”
É dessa cabeça descrita por Nina que nascem todos os outros elementos do cartaz: ela é composta de um olho azul e outro vermelho, que simboliza as antigas experiências com óculos 3D, e balões que saem deles, além de uma casa que lembra contos de fadas.
Para ela, “quando você entra no universo do cinema, é uma viagem, que conduz tanto os criadores quanto quem está assistindo. É a união de várias pessoas, de várias ideias que constroem o universo principal -o filme. Por isso tem essa miscelânea de inspirações”.
A 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece na capital paulista de 17 a 30 de outubro.
Nina Pandolfo
Iniciou sua carreira artística nos anos 90 usando como suporte para sua arte telas e muros. Desde então participou de projetos de intervenção urbana e exposições em galerias no Brasil e ao redor do mundo, como Alemanha, Inglaterra, Espanha, EUA, Suécia, França, Grécia, entre outros. Em 2007, integrou a equipe responsável pela criação e execução da pintura na fachada do Castelo Kelburn, em Glasgow, na Escócia. Sua obra “Um amor sem igual” (2013) está no MAC-SP. Atualmente, Nina está se preparando para outros eventos no Brasil e para sua próxima exposição em Londres.