Estudo global traz números da produção ibero-americana em 2019
A EGEDA (Entidad de gestión de derechos de los Productores Audiovisuales) e a FIPCA (Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales) publicaram seu informe anual sobre o Panorama Audiovisual Ibero-americano 2020. Trata-se de um estudo global sobre a produção ibero-americana em 2019, que inclui os 23 países que formam a região e mais os Estados Unidos. Também foram analisadas as tendências no consumo de conteúdos e o avanço tecnológico a serviço dos novos modelos de exibição das produções audiovisuais.
Informação geral
As receitas das salas de cinema ibero-americanos superaram a marca de 3,5 bilhões de dólares, se bem que a cota do mercado nacional em cada país representa apenas 9,3% deste total.
O cinema americano segue sendo majoritário em termos de público nos países ibero-americanos, com 84,3% do total, sobrando 10,1% para as cinematografias nacionais.
Entre as 1.800 estreias que compõem o top-100 dos países analisados, 76% são de filme americanos, 11,3% de filmes europeus e 9,6% de filmes ibero-americanos.
O filme espanhol “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar, foi a produção ibero-americana que obteve o maior sucesso de público, com 6,7 milhões de espectadores, gerando uma receita de US$ 34,5 milhões. Em segundo lugar está a produção mexicana “No Manches, Frida 2”, com 5,2 milhões de espectadores, com uma receita de US$ 26,8 milhões de dólares.
Na Europa, a França foi o país com maior número de estreias ibero-americanas (69), seguida pela Itália (33) e Alemanha (32). Quanto ao ranking de espectadores, a liderança é da França, 2,8 milhões, com a Itália em segundo lugar, 1,9 milhões.
Nos Estados Unidos, o total de estreias ibero-americanas foi de 24 filmes, para 2,1 milhões de espectadores e US$ 18,9 milhões de receita.
Quanto ao Video On Demand, o volume de exibição de produções ibero-americanas é liderado pelos Estados Unidos (219), seguido pelo Brasil (78) e o México (24).
A produção de ficção
Também foi analisada a produção de ficção ibero-americana no período 2010-2018, e o resultado mostrou que o espaço dedicado, em média, pelas cadeias de TV à ficção nacional, ficou em torno de 26,3% do tempo total de emissão.
Os países que dedicam mais tempo de programação à ficção são os Estados Unidos (43,2%), Peru (38%) e Chile (37,3%). No total, o volume da mostra de ficção em plataformas VOD (Video On Demand) soma um total de 412 títulos e 5.937 capítulos de séries, sendo que 26,5% vêm da Espanha, 22,1% do México e 21,1% dos Estados Unidos. É importante frisar que dos títulos disponíveis em plataformas VOD, 87,4% são séries, 2,9% minisséries, 2,4% telenovelas e 1,7% produções únicas.
Programa Ibermedia
O Programa Ibermedia, criado em 1998, lançou 29 editais de apoio financeiro nos quais foram concedidos 948 para coproduções de longas metragens ibero-americanos, 1.022 para o desenvolvimento de projetos audiovisuais, 283 para Promoção e Distribuição de filmes, 298 para a exibição, 2.842 bolsas de formação para profissionais do setor, e 416 para a aquisição de direitos de filmes para sua exibição em televisões públicas latino-americanas.
O estudo completo está disponível aqui.