Brasil CineMundi terá presença de nomes do audiovisual de 14 países e 23 projetos nacionais

A 11ª edição do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro que integra a 14ª Mostra CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, será realizada digitalmente de 29 de outubro a 2 de novembro de 2020 com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações. O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.

Neste ano, o Brasil CineMundi receberá 27 convidados, profissionais atuantes no mercado audiovisual, representantes de 14 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, França, Itália, México, Portugal, Suíça e Uruguai. Além disso, no total, serão apresentados 23 projetos de longas , que advêm de 10 Estados brasileiros, sendo distribuídos em três categorias: Desenvolvimento (10), Produção (6) e Finalizado (6). Os Estados são: Alagoas (1), Bahia (1), Espírito Santo (2), Goiás (1), Mato Grosso (1), Minas Gerais (6), Pernambuco (3), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (2) e São Paulo (4). Vale lembrar que as categorias são novidade para o evento. “A gente percebeu que a indefinição de vários eventos durante a pandemia criou muita insegurança. Então nossa ideia foi criar assessorias com profissionais de festivais e de world sales que pudessem orientar realizadores sobre para onde ir e como ir com seus filmes já prontos”, comenta Paulo de Carvalho, um dos responsáveis pela seleção dos projetos, em comunicado oficial do encontro.

Mesmo digitalmente, o Brasil CineMundi pretende manter seus mesmos propósitos de realização, prevendo gratuitamente debates, masterclasses, workshops, exibição de filmes para o público em geral e consultorias e meetings para os projetos selecionados. Como esse ano não haverá encontros presenciais, o programa decidiu intensificar a relação entre consultorias e projetos, com os convidados internacionais lidando com propostas específicas ao longo de vários dias de evento. Em termos de parceria, o Brasil CineMundi celebra o interesse de diversos fundos e eventos mundiais de coprodução. “O CineMundi é internacionalmente reconhecido como um ambiente agradável e positivo para os participantes, então esperamos manter essa consistência mesmo em realização on-line”, afirma Paulo.

Confira os projetos:

Categoria: Projeto em Desenvolvimento
– “A Cor da Margem”, de Mariana Luiza, Laranjeira Filmes
– “A Voz de Deus”, de Miguel Antunes Ramos, Corisco Filmes
– “Acalanto”, de Marcelo Lordello e Letícia Simões, Trincheira Filmes
– “Cartas Para o Passado”, de Mannu Costa, Plano 9 Produções Audiovisuais
– “Hotel Califórnia”, de Daniel Nolasco, Rensga Produções Culturais
– “Mãe do Ouro”, de Madiano Marcheti, Terceira Margem Produções
– “Não estamos sonhando”, de Ulisses Arthur, Céu Vermelho Fogo Filmes e Terá Filmes
– “O Vale”, de Fábio Leal, Ponte Produtoras e Áspera Filmes
– “Paralaxe”, de Ricardo Murad, Olada Produções Audiovisuais
– “Retomada”, de Hidalgo Romero e Alice Villela, Laboratório Cisco

Categoria: Projeto em Produção
– “A Mensageira”, de Cláudio Marques, Coisa de Cinema
– “Ausente”, de Ana Carolina Soares, A Itinerante Filmes
– “Casa no Campo”, de Davi Pretto, Vulcana Cinema
– “É Tudo Parente”, de Mariana Fagundes, Noctua Ideias e Conteúdo
– “Peixe”, de Rafael Saar, Dilúvio Produções
– “Toda Noite Estarei Lá”, de Tati Franklin, Pai Grande Filmes
– “Corpo Presente”, de Leonardo Barcelos, Tandera Filmes

Categoria: Projeto Finalizado
– “A Flecha e a Farda”, de Miguel Antunes Ramos, Glaz
– “A Matéria Noturna”, de Bernard Lessa, Rede Produções, Dilúvio Produções e Pique-Bandeira Filmes
– “Anastácias”, de Thati Almeida, Feel Filmes
– “Casa Vazia”, de Giovani Borba, Panda Filmes
– “Lavra”, de Lucas Bambozzi, Trem Chic
– “Os Ossos da Saudade”, de Marcos Pimentel, Tempero Filmes e Anavilhana

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.