17a CineOP: Resumo 26/06 – Invisibilidade na memória audiovisual, produção de cinema nas escolas, curtas e longas

O domingo contou com importantes temáticas sobre a preservação da memória audiovisual em diferentes espaços. Confira alguns destaques da programação:

 

SEMINÁRIO – ENCONTRO DE ARQUIVOS
DIREITO À MEMÓRIA AUDIOVISUAL: NEGROS, MOVIMENTOS SOCIAIS, LGBTQIA+, MIGRANTES

Primeiro entra em cena o vídeo magnético, tempos depois o mundo é inundado pela perspectiva digital. Em paralelo a esses movimentos tecnológicos, podemos observar no campo social uma multiplicação de novos agentes que passam a usar a imagem como possibilidade de registro de suas histórias. Do click privado no âmbito familiar, ao registro de ações políticas de cunho coletivo. A mesa reuniu representantes de diferentes grupos sociais para refletir sobre o lugar da memória na vida de existências humanas, muitas vezes legadas à invisibilidade pela maior parte da sociedade.

Convidados:
Alessandra Almeida – diretora executiva Museu da Imigração | SP
Luara Dal Chiavon – coordenação Brigada de Audiovisual Eduardo Coutinho – Acervo MST | SP
Lufe Steffen – cineasta, diretor do filme São Paulo em HI-FI | SP
Mauricio Lima – ator e performer – Museu dos Meninos | RJ

SEMINÁRIO – ENCONTRO DE EDUCAÇÃO SESSAO DE CINEMA + MASTERCLASS

Foram exibidas as produções:

  • A PACHA E AS ALMAS
    Título original: La Pacha y las almas
    ANIMAÇÃO | COLORIDO | DIGITAL | 4 MIN | ARGENTINA | 2019
    Este é um dos quatro curtas que compõem a série Pacha: Barro Somos (os outros curtas podem ser assistidos na programação online).
  • TERRA ANIMADA | EPISÓDIO 1 | A ÁGUA MOLHA A TERRA
    Título original: Tierra Animada 1: El agua moja la tierra DOCUMENTÁRIO | COLORIDO | DIGITAL | 26 MIN | 2019 | ARGENTINA
    Direção Geral: Aldana Loiseau e Violeta del Río
    Este é o primeiro de quatro episódios filmados no norte da Argentina em 2012. (Os outros episódios podem ser assistidos na programação online).

MASTERCLASS INTERNACIONAL
A MÃE TERRA E AS TRADIÇÕES COMO PROTAGONISTAS NO FAZER CINEMATOGRÁFICO DE ANIMAÇÃO
A produção audiovisual dirigida por Aldana Loiseau (animadora, cineasta, fotógrafa e professora) apresenta a Mãe Terra e as tradições que a honram como protagonistas.  Pacha: Barro Somos é uma série de animação em stop motion feita com argila da Quebrada de Humahuaca e que narra episódios da cultura andina do norte da Argentina. O protagonista indiscutível desta série de quatro episódios é o Pacha, a própria terra e todas as tradições que a honram, típicas de uma cultura milenar ainda em vigor. Os quatro episódios de Pacha: Barro Somos, de cinco minutos cada, revelam a qualidade artística de uma proposta que combina arte digital e trilha sonora com instrumentos nativos do norte da Argentina.

SEMINÁRIO – TEMÁTICA HISTÓRICA
Com o tema PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE CINEASTAS INDÍGENAS, a roda de conversa trouxe dentre os questionamentos, qual o papel das oficinas de capacitação realizadas por não indígenas para a formação de cineastas indígenas? O que se visa? Quais são os métodos?

Convidados
Charles Bicalho – realizador audiovisual | MG
Ernesto de Carvalho – cineasta | PE
Mari Corrêa – cineasta, montadora, diretora do Instituto Catitu | SP

LIVROS IMPRESSOS – LANÇAMENTO PRESENCIAL

Foram lançadas as seguintes produções impressas, durante o encontro:

  • O CINEMA BRASILEIRO EM RESPOSTA AO PAÍS (2016-2021) Coordenação editorial: Cleber Eduardo
    Organizadoras: Raquel Hallak e Fernanda Hallak
    Edição e Distribuição: Universo Produção
  • CINE-OLHO: MANIFESTOS, PROJETOS E OUTROS ESCRITOS
    Autor: Dziga Viértov
    Tradução, organização, apresentação e notas: Luis Felipe Labaki Editora: Editora 34
  • O NEGÓCIO DO FILME – A DISTRIBUIÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO BRASIL, 1907–1915
    Autor: Rafael de Luna Freire
    Editora: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
    Correalização: Cinemateca do MAM e PPGCine-UFF
  • ABECEDÁRIO SOBRE ESCUTAS NO CINEMA: PERCURSOS DE CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA COM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇA
    Coleção Cinemas e Educações
    Autor: Glauber Resende Domingues
    Editora: Multifoco
  • AS IMAGENS PRECÁRIAS: UMA LEITURA DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL REALIZADA POR JOVENS EM REGIMES SOCIOEDUCATIVOS
    Coleção Cinemas e Educações
    Autor: Bruno Teixeira Paes
    Editora: Multifoco
  • APRENDER COM IMAGENS
    Organização: Clarisse Alvarenga
    Editora: Faculdade de Educação da UFMG
  • A PRODUÇÃO DE PRESENÇA NEGRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELOS OLHARES DECOLONIAIS DA CINEMATOGRAFIA DE ZÓZIMO BULBUL
    Coleção Cinemas e Educações
    Autor: Fábio José Paz da Rosa
    Editora: Multifoco
  • CINEMA E MEMÓRIA EM CATAGUASES: DE HUMBERTO MAURO AO POLO AUDIOVISUAL
    Autora: Andrea Vicente Toledo Abreu
    Editora: Brazil Publishing
  • CINEMA NA ESCOLA DO VIDIGAL: ELABORAÇÃO DE MEMÓRIA E LUTA DA FAVELA Coleção Cinemas e Educações
    Autora: Marta Cardoso Guedes
    Editora: Multifoco
  • CINEMA SKHOLEIRO: EXPERIMENTAÇÃO DO TEMPO INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    Coleção Cinemas e Educações
    Autora: Daniele de Carvalho Grazinoli
    Editora: Multifoco
  • COMUNICAÇÃO, AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE PESQUISA Autoras: Adriana Hoffmann, Rosane Tesch e Vanessa Gnisci
  • NARRATIVAS DE SI MEDIADAS PELO CINEMA: A EXPERIÊNCIA DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE
    Coleção Cinemas e Educações
    Autora: Ana Paula Soares da Silva Gomes Editora: Multifoco
  • O CINEMATÓGRAFO ENTRE OS OLHOS DE HÓRUS E MEDUSA: UMA MEMORABILIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA (1910-1960)
    Coleção Cinemas e Educações
    Autora: Luani de Liz Souza
    Editora: Multifoco
  • PEDAGOGIAS DA VIDEOARTE: A EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO DE ESTUDANTES DO COLÉGIO PEDRO II COM OBRAS CONTEMPORÂNEAS
    Coleção Cinemas e Educações
    Autora: Greice Cohn
    Editora: Multifoco
  • UM VAGALUME SUSPENDE O CÉU: O TALLER DE CINE PARA NIÑOS DE ALICIA VEGA Coleção Cinemas e Educações
    Autora: Verônica Pacheco de Oliveira Azeredo
    Editora: Multifoco
  • UM VOO SOBRE AS CAPITAIS BRASILEIRAS Autora: Gisela de Castro
    Editora: Zucca Books
  • VISUALIDADES, EDUCAÇÃO E MUDANÇAS CULTURAIS
    Autoras: Adriana Hoffmann, Raquel Silva Barros e Rosiane Dourado Editora: Ayvu

Além dos livros, E-BOOKS também foram lançados:

  • CADERNOS DE DISPOSITIVOS DE CINEMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    Autoria Coletiva/Projeto Lugar-Escola e Cinema: Afetos e Metamorfoses Mútuas Editora: Programa Cinema e Educação / Secretaria Municipal de Educação
  • CINEMA-EDUCAÇÃO: POLÍTICAS E POÉTICAS
    Organizadoras: César Leite, Fernanda Omelczuk e Luiz Augusto Rezende Editora: Nupen
  • CONVERSAS COM KUROSAWA Organização: Nilda Alves Editora: Dp et Alii
  • DIÁLOGOS SENSÍVEIS: EXPERIÊNCIAS ENTRE O AUDIOVISUAL E A EDUCAÇÃO Organizadores: Eliany Salvatierra, Liana Lobo, Márcio Blanco e Maurício Bragrança Editora: NAU
  • ENTRETELAS: CINEMAS NAS ESCOLAS
    Autor: Wenceslao Machado de Oliveira Jr. et al. Editora: DV Comunicação Editorial
  • IMAGEAR: CADERNO PARA BRINCAR E FAZER CINEMA Autoras: Fernanda Omelczuk e Giovana Scareli (Orgs.) Editora: Caburé/Gefi/Proex/UFSJ
  • NIÑXS CINEASTAS: PSICOLOGÍA DE LA CREACIÓN, CONSTRUCCIÓN CONCEPTUAL Y PRÁCTICAS SITUADAS
    Autora: Débora Nakache
    Editora: Nueva Editorial Universitaria. Universidad Nacional de San Luis
  • PEGADAS DAS IMAGENS NA IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA: PESQUISAS, EXPERIMENTAÇÕES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
    Organizadores: Gisele Girardi, Wenceslao Machado de Oliveira Jr., Flaviana Gasparotti Nunes
  • PROFESSORES, CONHECEM OS 10 PASSOS PARA PRODUZIR VÍDEO COM OS ALUNOS? Autor: Josias Pereira
    Editora: Rubra Cognitiva
    * Links disponíveis dos e-books em lançamento no site cineop.com.br

SEMINÁRIO – ENCONTRO DE ARQUIVOS
Com o tema: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: ENTRE A LEMBRANÇA E O ESQUECIMENTO, o debate questionou sobre fazer a seleção do que vai ser guardado, examinado, duplicado, restaura- do, digitalizado, e com qual prioridade, é uma das tarefas mais complexas do cotidiano de um arquivo audiovisual.
Soma-se a essa questão o cresci- mento exponencial da produção audiovisual no âmbito digital. Nessas cir- cunstâncias, onde “guardar tudo” é uma tarefa absolutamente impossível, é fundamental aprofundar o debate sobre como adotar critérios e desenvolver as metodologias para uma seleção responsável e embasada.

Participantes:
Daniela Pinheiro – mestre pela FGV e pesquisadora audiovisual | RJ
Marco Dreer – preservador audiovisual e consultor da Fiocruz | RJ
Moisés Silva – analista de documentação da Rede Amazônica de TV – Manaus | AM Rita Marques – curadora de acervos e pesquisadora audiovisual | RJ

SP SEMINÁRIO – ENCONTRO DE EDUCAÇÃO
APRESENTAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS E DEBATE
Tema: DIÁLOGOS DAS EDUCAÇÕES COM OS CINEMAS – série 1

Foram apresentados Projetos Audiovisuais Educativos que buscam relacionar diferentes cinemas com formas de educação diversas:

  • Projeto: Cinema na Tessitura Dasnascom as Redes Educativas: Criação de Outros Possíveis (Rio de Janeiro, RJ)
    Instituição: Gr Pesq Currículos Cotidianos, Redes Educativas, Imagens e Sons – Laboratório de Educação e Imagens e Sons – Programa de Pós-Graduaçã
  • Projeto: Conversas com Eduardo Coutinho – Tecendo Muitas Redes em Pontos e Nós (Rio de Janeiro, RJ)
    Instituição: Uerj
    Apresentação: Maria Cecilia Sousa de Castro
  • Projeto: Cinemapa (Rio de Janeiro, RJ) Instituição: IFRJ
    Apresentação: Giuliano Djahjah
  • Projeto: Só Mais 7 minutos (Rio de Janeiro, RJ) Instituição: Panapaná Produções Artísticas Apresentação: Ana Dillon Nunes
  • Projeto: Escutario.com.br (Rio de Janeiro, RJ) Instituição: Lumiá Filmes
    Apresentação: Ludmila Kestenberg

MOSTRINHA DE CINEMA e SESSÃO DE CINEMA + MÁGICA

A programação contou com a exibição de POROPÓPÓ (de Luís Antônio Igreja), seguido por um show de mágica aberto ao público com a FAMÍLIA KRADYN.

CURTAS – MOSTRA HISTÓRICA MITOS, ESPÍRITOS E A VIDA – SESSÃO I

Nessa sessão, foram exibidas as produçõs:

  • GUAIRAKA’I JA – O DONO DA LONTRA, de Wera Alexandre Ferreira DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 11MIN, SP, 2012
  • XUPAPOYNÃG, de Isael Maxakali DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 15MIN, MG, 2012
  • WATORIKI XAPIRIPË YANOPË – CASA DOS ESPÍRITOS, de Morzaniel Iramari, Dário Kopenawa
    DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 24MIN, AM/RR, 2010
  • YÃY TU NŨNÃHÃ PAYEXOP: ENCONTRO DE PAJÉS, de Sueli Maxakali DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 26MIN, MG, 2021

SEMINÁRIO – ENCONTRO DE ARQUIVOS
Com o tema O PAPEL DOS REPOSITÓRIOS DIGITAIS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A ACERVOS AUDIOVISUAIS, o encontrou debateu como o surgimento e o avanço da tecnologia aplicada à recuperação da informação em arquivos digitais têm suscitado discussões e desenvolvimentos desde os anos 90, ou seja, já são aproximadamente 30 anos, desde que os primeiros repositórios digitais online foram lançados por museus e centros de pesquisa e documentação.
Essa disponibilização de acervos pode se dar de várias maneiras, na forma de um museu virtual, com exposições e acervo online; ou de portais de livre acesso e pesquisa. No entanto, as dúvidas continuam atuais acerca de escolhas sobre formatos proprietários ou livres, quais metadados disponibilizar, modos mais generosos e amigáveis de visualização e navegação. Este workshop apresentou experiências de repositórios digitais voltados para difusão de acervos memoriais, seus mecanismos de funcionamento, manutenção, potencialidades e pré-requisitos técnicos, como a organização, catalogação e escolha dos representantes digitais dos arquivos e coleções a serem disponibilizados.

Convidada: Roberta Zanatta – coordenadora do Núcleo de Catalogação – Instituto Moreira Salles | RJ
Mediadora: Daniela Giovana Siqueira – curadora da Temática Preservação | MS

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO 
3a REUNIÃO DE TRABALHO DOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO DA EDUCAÇÃO | ASSEMBLEIA DA REDE KINO
Um encontro especial da Rede Kino, reuniu profissionais da educação que participaram de diversas formas da constituição e trajetória desta Rede. A proposta foi pensar e definir as diretrizes e metas que visam à continuidade e reconfiguração da Rede a partir de agora. O que pode ser a Rede Kino daqui para frente? Como definiremos a coordenação dos trabalhos em um contexto gradualmente pós-pandêmico, ávido de iniciativas solidárias, propostas colaborativas que possam alcançar, com as imagens em movimento, escolas, universidades, espaços não formais de educação e ainda dialogar, cada vez com mais proximidade, com os países irmãos.

Convidados:
Fernanda Omelczuk – Professora – UFSJ | MG
Isaac Pipano – educador e pesquisador – Unifor | CE
Solange Stecz – Professora e pesquisadora de cinema – Unespar | PR
Teresa Assis Brasil – produtora e educadora audiovisual – Casa de Cinema de Porto Alegre | RS

O fim do dia contou ainda com outras exibições:

  • CINE MARROCOS
    FICÇÃO, DIGITAL, COR, 76MIN, SP, 2018
    Direção: Ricardo Calil
    O documentário conta a história de sem-teto, refugiados africanos e imigran- tes latino-americanos que ocuparam o prédio de um antigo cinema do Centro de São Paulo e o processo artístico que os transformou em estrelas de cinema. A equipe do filme reabriu a sala de projeção e exibiu títulos que estiveram em cartaz ali 60 anos antes, como A Grande Ilusão (1937), de Jean Renoir, e Noites de Circo (1953), de Ingmar Bergman. Os moradores participaram de uma oficina de teatro e reencenaram, como atores, trechos desses clássicos.
  • NGUNÉ ELU, O DIA EM QUE A LUA MENSTRUOU, de Takumã Kuikuro, Maricá Kuikuro
    DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 28MIN, MT, 2004
  • LÁGRIMAS DE DIAMANTE KUNHA POTYRÃ, de Alberto Alvares FICÇÃO, DIGITAL, COR, 14MIN, CE,2022
  • A HISTÓRIA DA CUTIA E DO MACACO, de Wisio Kawaiwete, Coletivo das Cineastas Xinguanas
    EXPERIMENTAL, DIGITAL, COR, 12MIN, MT, 2012
  • MÃTÃNÃG, A ENCANTADA, de Shawara Maxakali, Charles Bicalho ANIMAÇÃO, DIGITAL, COR, 14MIN, MG, 2019
  • BEM-VINDOS DE NOVO
    DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, COR, 105MIN, SP, 2021
    Direção: Marcos Yoshi
    Pais e filhos se reencontram depois de 13 anos separados. Esse é o ponto de partida do filme, que acompanha o processo de reconstrução afetiva da família do diretor Marcos Yoshi, atravessada pelo fluxo de migrações entre o Brasil e o Japão, conhecido como fenômeno kassegui. A história de uma família de descendentes de japoneses dividida entre a necessidade de garantir o sustento e o desejo de permanecerem juntos.
  • A HISTÓRIA DA GUERRA CIVIL
    DOCUMENTÁRIO, DIGITAL, P&B, 94MIN, 1921-2021, RÚSSIA
    Direção: Dziga Viértov, Nikolai Izvolov
    Dziga Viértov (1896-1954) cobre o desenrolar da Guerra Civil na Rússia (1918-1920) em uma obra cinematográfica grandiosa, que captura um período crucial do século 20 e mostra figuras históricas como Leon Trotsky. Nikolai Izvolov organizou a reconstituição, num trabalho de quase dois anos, seguindo instruções do cineasta Grigory Boltyansky (1885-1953).
    Sessão apresentada por: Luis Felipe Labaki – cineasta e pesquisador especia- lista na obra de Viértov, tradutor e organizador do livro Cine-olho: manifestos, projetos e outros escritos, coletânea de textos de Dziga Viértov | SP

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