18a CineOP: O que nós podemos fazer pela Inteligência Artificial? Tobias Blanke, pesquisador de Inteligência Artificial responde
Como as artes podem influenciar a inteligência artificial? Esta foi a pergunta que o Masterclass Internacional Online, com mediação de Vitor Graize e com o convidado Tobias Blanke, professor de inteligência artificial e Humanóides (Universidade de Amsterdã) tentou responder.
A palestra online, disponível na plataforma do Cineop, discutiu sobre o papel das artes e das humanidades sobre a Inteligência Artificial, com uma proposta de inversão de perspectiva, ou seja, o que nós, humanos, podemos fazer pela IA? Além disso, o professor também comentou sobre a reflexão ética dos profissionais das humanidades e a implantação da IA e projetos de pesquisa.
Ao longo da apresentação Tobias respondeu, de forma gradual, à pergunta proposta “O que nós podemos fazer pela IA”, apresentada em três partes: Arquivos e dados, o que podemos aprender com o processamento da IA e ética da IA.
O palestrante deu ênfase na dificuldade de dados, ainda mais quando relacionado às humanidades, a leitura distante, relacionada ao trabalho e relacionamento entre humano-máquina, ou seja, como eles podem trabalhar de forma produtiva em conjunto e a ética, qual seria a perspectiva dessa ética para os humanos?
Confira a Masterclass no link: https://www.youtube.com/watch?v=HB6BGgMKF7g
*Com a colaboração de Fabiane Watanave.