3º Fórum Spcine leva mais de 20 atividades gratuitas para a Cinemateca Brasileira
Com o tema “Fomentando a Diversidade e a Excelência na Indústria Audiovisual Brasileira”, o 3º Fórum Spcine acontece entre os dias 26 e 28 de junho de 2024, na Cinemateca Brasileira. Ao longo desses três dias, serão promovidas mais 20 atividades gratuitas entre sessões de debate, painéis, lançamentos e masterclasses que remetem à diversidade, à inclusão, à internacionalização e à memória do Audiovisual Brasileiro.
Realizado pela Spcine, empresa de fomento ao cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo, o evento reúne especialistas de diversas partes do Brasil e do mundo para discutirem o que há de mais relevante sobre o setor audiovisual brasileiro e vem se consolidando no calendário cultural cidade e atraindo cada vez mais estudantes, pesquisadores, players e autoridades de diversos segmentos culturais.
Sediadas no Centro Cultural São Paulo, as duas edições anteriores do Fórum Spcine receberam 3 mil participantes durante as atividades, sendo mil pessoas na primeira e 2 mil na segunda edição, marcando 100% de aumento de público, dado que traz boas expectativas para a organização do evento.
“Estamos empolgados com essa 3ª edição do Fórum Spcine, principalmente porque conseguimos reunir convidados de extrema relevância para debater temas pertinentes para o desenvolvimento e fortalecimento do setor audiovisual neste espaço emblemático que é a Cinemateca Brasileira”, afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.
Além da extensa programação, a proposta desta nova edição do Fórum Spcine é seguir refletindo sobre pontos essenciais que vão contribuir para a construção da Agenda Prioritária para o Setor Audiovisual 2024, apontando responsabilidades para diversas esferas da sociedade, como os setores públicos e privados, membros da academia e entidades representativas.
Em parceria com a Elo Studios, o 3º Fórum Spcine traz ainda uma sessão especial de 10 anos de “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, no dia 27, às 20h, na Sala Grande Otelo. A animação brasileira recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais e foi indicada ao Oscar de Melhor Animação em 2016.
As inscrições para as atividades do 3º Fórum Spcine podem ser realizadas aqui. Lembrando que a inscrição não garante vaga nas atividades, já que a entrada será feita por ordem de chegada e está sujeita à lotação das salas.
A programação completa do 3º Fórum Spcine poderá ser consultada pelo site www.forumspcine.com.br a partir de 20 de junho. Confira abaixo alguns destaques da programação:
LANÇAMENTOS:
-
Mapeamento da Infraestrutura do Audiovisual na Cidade de São Paulo, pesquisa encomendada pelo Observatório Spcine e realizada pela OLSBERG SPI, que tem o objetivo de obter dados quantitativos sobre esta área do setor audiovisual e propor uma análise sobre a relação da oferta e da demanda para identificar possíveis necessidades e entraves à expansão e atração de empresas de infraestrutura e equipamentos para a cidade de São Paulo. A divulgação da pesquisa será no dia 26, às 16h, com apresentação de Alessandra Meleiro, presidente do Instituto das Indústrias Criativas e pesquisadora das Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de São Carlos.
-
O Guia de Sustentabilidade da SPFilm Commission, iniciativa que representa uma colaboração entre a São Paulo Film Commission e a Mostra Ecofalante, apresenta iniciativas para promover não apenas a indústria cinematográfica, mas também a conscientização ambiental e a valorização das paisagens de São Paulo. O painel de lançamento será realizado no dia 28, às 10h30, no Foyer Grande Otelo, com mediação de Ana Carolina Araújo, coordenadora da São Paulo Film Commission, e as presenças de Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante de Cinema, e Ariene Ferreira, fundadora da Cinema Verde;
-
Também no dia 28, às 14h30, o Foyer Grande Otelo será palco para o lançamento da Cinemateca Negra, publicação realizada pelo instituto NICHO 54 com patrocínio da Spcine que investiga a história do Cinema Negro ao mapear e consolidar dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022. O evento é aberto ao público e reunirá figuras públicas, formadores de opinião e agentes do ecossistema do audiovisual, da cultura, da comunicação e da diversidade. A mediação do evento de lançamento é de Heitor Augusto, idealizador, pesquisador-chefe e coordenador da Cinemateca Negra, com as presenças de Mariana Queen Nwabasili, doutoranda pelo programa Meios e Processos Audiovisuais da USP e pesquisadora com foco em representações e recepções cinematográficas vinculadas a raça, gênero, classe, colonialismo e (de)colonialidade, e Wini Calaça, documentalista responsável pelo acervo multimídia no Centro de Documentação e Memória Institucional de Geledés
MASTERCLASSES, SESSÕES DE DEBATE E PAINÉIS:
-
O painel especial Como as Ideias Nascem traz Mariana Bardan e Eduardo Melo, criadores e roteiristas da série “Cangaço Novo” para uma conversa com o público no dia 26, às 15h, na Sala Grande Otelo. A atividade é realizada em parceria com a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (Mostra SP) e as inscrições podem ser realizadas aqui. Com mediação de Renata de Almeida, diretora da Mostra SP, o painel abordará o processo de criação da série, apresentando as influências e inspirações da dupla de autoria da obra. Serão discutidos desde a concepção de “Cangaço Novo” até o seu processo de desenvolvimento, que a tornou uma das séries brasileiras de maior sucesso dos últimos tempos.
-
O painel especial Trajetória do filme “Baby”, de Marcelo Caetano, e as ações de fomento e incentivo da Spcine acontece no dia 26, às 17h30, na Sala Grande Otelo. A atividade traça um estudo de caso do filme “Baby”, com o objetivo analisar a trajetória de sucesso da obra, amplamente apoiada pela Spcine. Contemplado no Edital de Apoio a Longas-Metragens de Baixo Orçamento (2019), o filme teve suporte da São Paulo Film Commission para as filmagens na Capital Paulista e recebeu apoio da Spcine para participação na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024, de onde saiu com o prêmio de Melhor Ator Revelação para Ricardo Teodoro. O painel terá a participação de Marcelo Caetano e Ivan Melo, respectivamente diretor e produtor de “Baby”. A mediação será de Lyara Oliveira.
-
O painel especial Quem é a nova geração de contadores de histórias tem as participações de Verónica Lux, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da The Walt Disney Company Latin América, e Luciana Bobadilha, diretora-executiva do Instituto Criar de Tv, Cinema e Novas Mídias. Elas vão debater, no dia 27, às 14h, o papel do mercado na criação de soluções para os desafios sociais, passando pelo encontro entre Disney e Instituto Criar, um investimento para potencializar uma nova geração de contadores de histórias, desde sua formação até o apoio na produção de narrativas autorais diversas;
-
Também no dia 27, às 17h, será a vez da sessão de debate Sustentabilidade Econômica, na Sala Grande Otelo, trazendo Facundo Ponce de León, presidente da Agencia del Cine y el Audiovisual del Uruguay, e outros convidados para uma conversa que integra a Agenda de Prioridades para o Setor Audiovisual 2024. A proposta dessa conversa é debater políticas públicas que fomentem o surgimento de talentos diversos a curto prazo, bem como uma política industrial de desenvolvimento setorial que dê suporte às empresas do setor para torná-las economicamente sustentáveis a médio e longo prazo.
-
Já a sessão de debate Internacionalização do Audiovisual leva para a Sala Grande Otelo, no dia 28, às 14h, uma discussão sobre as oportunidades e desafios na internacionalização e atração de investimento estrangeiro para o setor. A proposta é dar ênfase nas carreiras de talentos brasileiros e trazer representantes internacionais que colaboram para o impulsionamento de carreiras em todo o mundo e compartilham de algumas das dificuldades que o setor brasileiro enfrenta. A conversa, que também integra a Agenda de Prioridades para o Setor Audiovisual 2024, será mediada por Mariana Oliva, sócia da Maria Farinha, com as presenças de Paul Garnes, produtor da Array Filmworks – empresa fundada por Ava DuVernay -, e Luiza Shelling Tubaldini, sócia-diretora da Filmland Internacional;
-
Tim McNeal, vice-presidente sênior de desenvolvimento e inclusão de talentos criativos da Disney, marca presença em duas atividades imperdíveis no dia 28: na masterclass Programa de Diversidade e Inclusão da Disney, que será realizada às 11h30, na sala Grande Otelo, com mediação de Lyara Oliveira; e na sessão de debate Rede Afirmativa Spcine, às 18h, na sala Grande Otelo, com as presenças de Pedro Henrique França, diretor, ator e roteirista e fundador da Representa; Graciela Guarani, produtora da Olhar da Alma e conselheira da Rede Katahirine; e Maria Angela de Jesus, executiva de streaming e TV, e mediação de Renata Martins, autora e diretora da TV Globo.