28a MCT: Conexão Brasil CineMundi e o olhar internacional para as produções brasileiras
Pelo quarto ano consecutivo, a Mostra de Cinema de Tiradentes recebe a Conexão Brasil CineMundi, edição itinerante do Brasil CineMundi – InternationalCoproduction Meeting. Em Tiradentes a Conexão BCM reúne filmes brasileiros em fase de “work in progress” (WIP) e laboratórios para projetos em desenvolvimento. Em 2025, a curadoria volta a ser composta por Cléber Eduardo, Pedro Butcher e Claire Allouche. O trio selecionou cinco longas-metragens para exibição em sessões fechadas a plateias de convidados internacionais e nacionais que representam vários setores da cadeia de produção e difusão do cinema independente no mundo todo. Nesta quarta-feira, 29 de janeiro, serão realizadas mais duas sessões cabines, de dois filmes em “work in progress”, para convidados da Conexão BCM.
O programa, realizado anualmente desde 2010 em Belo Horizonte durante a CineBH, consolida-se como um ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios, conectando a produção brasileira à indústria audiovisual e promovendo ações de cooperação, intercâmbio e encontros de negócios na capital mineira. Desde 2022 a Mostra de Tiradentes recebe uma extensão do Brasil CineMundi, ampliando as ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro e das redes de contato e networking dos profissionais da área. Essa ampliação ganha ainda mais força com o retorno da PETROBRAS como patrocinadora master do evento, o que garante novo fôlego para a atuação da Mostra Tiradentes na formação, reflexão, exibição e divulgação do cinema brasileiro no país e no mundo.
Os filmes escolhidos para o WIP Tiradentes – Conexão Brasil CineMundi em 2025 são: “O Monstro”, de Helena Guerra (SP); “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente (CE); “Não Estamos Sonhando”, de Ulisses Arthur (AL); “Nós a Sós”, de Márcio Picoli e Victor Di Marco (RS); e “A Voz de Deus”, de Miguel Antunes Ramos (SP). É um conjunto de obras de baixo orçamento, autoral e representativo da diversidade regional brasileira.
“Embora os cinco filmes sejam muito distintos, com estilos, tons e personagens pouco aproximados à primeira vista, cada um deles lida, à sua forma, com problemas relacionados à juventude”, destaca Cléber Eduardo. “São quatro ficções e um documentário, em todos com personagens de questões relacionadas às imagens de si e às outras imagens, a seus êxitos, fracassos e dificuldades pessoais e profissionais, a seus próprios corpos e doenças, às suas tarefas estudantis e profissionais com suas precariedades e obstáculos”.
Os filmes chegam a Tiradentes em estágio de corte final ou próximo disso, buscando oportunidades de inserção em festivais e mercados internacionais. Na mostra, durante a Conexão BCM, os realizadores terão contato direto com programadores de eventos da Europa e América Latina.
Além das sessões WIP, a Conexão Brasil CineMundi oferece os laboratórios Imersão DocBrasil e ProjetoLab, nos quais 13 projetos em desenvolvimento serão orientados em seus aspectos criativos e de produção. As atividades incluem debates, rodas de conversa e networking com profissionais do setor. Entre os convidados estão distribuidores, programadores e curadores, como Daniel Queiroz (Embaúba, Brasil), Julien Rejl (Cannes, França) e Pamela Bienzóbas (Locarno, Suíça).
A programação destaca também os critérios e prioridades nos festivais internacionais de cinema, em debate com a participação de diretores e programadores de importantes festivais internacionais para discutir os critérios e os caminhos de curadoria nas seleções de filmes e como o cinema brasileiro é percebido no exterior. Integram a mesa: Ansgar Vogt, diretor artístico do Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (Colômbia); Cyril Neyrat, diretor artístico do FIDMarseille (França); MaríaCampañaRamia, programadora do InternationalDocumentaryFilm Festival Amsterdam – IDFA (Países Baixos); Pavel Cortes, diretor de Programação do Festival Internacional de Cine en Guadalajara – FICG (México); Raúl Camargo, diretor do Festival Internacional de Cine de Valdivia – FICValdivia (Chile); Roger Koza, programador do Filmfest Hamburgo, da Viennale, do Doc Buenos Aires e FICIC (Argentina/Áustria/Alemanha); e Walter Tiepelmann, diretor artístico do FIDBA e Coordenador do Málaga WIP (Argentina/Espanha). A mediação é de Cleber Eduardo e Pedro Butcher, curadores do Conexão Brasil CineMundi | Brasil.
28ªMOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES CELEBRA RETORNO DA PETROBRAS COMO PATROCINADORA MASTER
A Mostra de Cinema de Tiradentes tem o orgulho de anunciar o retorno da Petrobras como patrocinadora master em sua 28ª edição, que acontece de 24 janeiro a 1º de fevereiro de 2025. Após 10 anos desde a última parceria, em 2015, a retomada do apoio reafirma o compromisso da Petrobras com a valorização da cultura brasileira e com o fortalecimento do cinema nacional. Reconhecida por fomentar a cultura brasileira ao longo de décadas, a Petrobras une-se novamente à Mostra em uma programação especial, repleta de encontros, estreias e debates que consolidam a Mostra Tiradentes como principal vitrine do cinema brasileiro contemporâneo.