28ª MCT – Embratur marca presença e anuncia 2ª edição do Programa Brasil com S

Reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da economia criativa, do turismo e do audiovisual brasileiro, a Embratur marca presença na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no interior de Minas Gerais.

Patrocinadora do evento, a Embratur celebra a parceria com diversas ações, como a exibição da Mostra Especial Cine EmbraturLAB, a divulgação da 2ª edição do edital Brasil com S, e também o trabalho ativo com políticas públicas para o setor audiovisual brasileiro.

A Mostra Especial Cine embraturLAB será exibida neste sábado (01) e conta com quatro curtas-metragens selecionados da primeira edição do edital Brasil com S.

Conheça as produções:

  • “Carimbó da Amazônia” (Documentário) – Um mergulho nas tradições do carimbó e nas paisagens de Alter do Chão, no Pará. Participantes: o diretor Maxwell e o Mestre Chico Malta, protagonista do filme.
  • “Entre Sinais e Mares” (Ficção) – Uma história de amor na Ilha do Mel, em Maringá (PR), abordando a inclusão e diversidade LGBTQIAP+. Os atores que integram o curta são surdos. Participantes: o diretor João Gabriel Kowalski, o ator Leo Castilho e membros do elenco, com tradução em Libras.
  • “Huni Kuï: O Povo Verdadeiro” (Documentário) – Obra traz um retrato do turismo etnográfico e da cultura indígena Huni Kuï, no Acre. O estado é habitado por 15 etnias e outras três não contatadas – os chamados “índios isolados”. A diversidade étnica está distribuída entre 11 municípios, onde estão localizadas 34 Terras Indígenas. Participantes: os diretores Tatiana e Gabriel Sager e o roteirista Carlos Hammes.
  • “Caminhos do Peabiru” – O curta ressignifica e redescobre a história da estrada transcontinental mais importante da América do Sul antes da chegada dos europeus. Participantes: o diretor Juliano de Paula, a produtora executiva Desirre Portela e a turismóloga Tatiana Perim.

Um dos destaques das ações da Embratur é a divulgação da segunda edição do edital Brasil com S. Com investimento total de R$ 400 mil, o programa apoiará a produção de quatro curtas-metragens inéditos focados no bioma Amazônia.

A escolha deste bioma se deve a diversas questões, dentre elas a expressão audiovisual ainda tímida e a proposta em torná-la em um bioma de local central para o audiovisual brasileiro, conforme comentou Marcelo Freixo, presidente da Embratur. O edital propõe um olhar sobre a cultura e paisagens singulares do bioma, assim como aspectos da diversidade urbana e natural.

As inscrições têm início no dia 1 de fevereiro e se encerram no dia 7 de março deste ano.

O presidente também abordou a importância de fortalecer o audiovisual no país como ferramenta para destacar o potencial brasileiro no cenário internacional.

“Essa iniciativa reforça tanto o compromisso da Agência em promover a internacionalização do audiovisual brasileiro, como também estratégias para estimular as  produções que dialoguem com o turismo e a valorização das belezas naturais e culturais do país, além de fomentar e impulsionar o turismo e impulsionar as economias locais”.

A Embratur também trabalha junto ao Governo Federal para viabilizar uma Film Commission Nacional, com objetivo principal em consolidar o país como destino film friendly, estimulando a economia local com o turismo e criação de empregos, fortalecendo filmes brasileiros em mercados mundiais, além da atração de produções internacionais em paisagens brasileiras.

“Das dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único que não têm uma Film Commission nacional. A gente tem que ter um projeto assim, com políticas de incentivo bem estabelecidas”, reforçou.

Com estudos que apontam que cerca de 100 milhões de turistas planejam suas viagens influenciados por filmes e séries, o vínculo entre audiovisual e turismo se consolida como uma das principais tendências globais. A Embratur aposta nesse potencial ao unir estratégias de promoção turística a conteúdos audiovisuais.

 

*Texto produzido em colaboração com Fabiane Watanave

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.