Pesquisa mostra hábitos de consumo em produtos e plataformas audiovisuais
A Hello, startup de pesquisa, entrevistou 1.400 pessoas entre os dias 03 e 08 de maio, que resultou no estudo Papo Digital, uma investigação sobre os meios de conectividade, comunicação e consumo dos brasileiros tanto on como offline.
Foram realizadas entrevistas digitais com cidadãos maiores de 16 anos, moradores de capitais, cidades médias e pequenas, de todas as escolaridades e integrantes das classes A, B e C. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
O brasileiro está cada vez mais conectado à internet, 95% das pessoas conectadas à internet utilizam aplicativos, o que há dois anos beirava os 67%.
Hoje apenas 53% dos jovens entre 16 a 24 anos se consideram bem informados, e para maioria deles, 77%, as redes sociais são a principal fonte de informação. E a influência das redes, é claro, modifica a relação dos consumidores com as marcas. Hoje 49% dos internautas seguem marcas que interessa ou admira, um aumento de 81% em relação a 2016.
Principais resultados
O mundo digital inundou os meios de se ouvir música e ver filmes. Hoje em dia as pessoas vão ao cinema com a mesma frequência que assistem filmes no Netflix, por exemplo. Em compensação, o YouTube, que se trata de uma plataforma de vídeo, é o principal meio de escutar música para mais de 80% dos jovens, enquanto o rádio é opção de apenas 39% desse mesmo público.
Mais da metade de todas as faixas etárias tem muito interesse em ouvir música para se divertir e relaxar no tempo livre. Isso demonstra que a atração por esse assunto é universal. Porém, o público jovem se destaca, sendo os que mais tem muito interesse em ir a show de música (40%) e utilizam aplicativos de música baixados em seus smartphones (70%), como o Deezer, Spotify e Rdio.
Já entre o público idoso há um empate entre alguns dos meios analógicos e digitais. YouTube e CD/DVD são meios utilizados, em média, com a mesma frequência por eles (54%). Porém o Rádio AM/FM ainda é o grande campeão entre essa faixa etária, sendo preferência de 70% dos idosos.
Netflix: a preferida dos jovens
Plataformas de conteúdo como Netflix, Now, Globo Play e outras, já são o meio preferido entre os jovens para assistir filmes – cerca de 69% prefere o meio on demand a tv fechada. De modo geral, a tv fechada ainda é o principal meio escolhido para o público para assistir filmes (63%), a tv aberta aparece em 4º lugar (55%), seguida de perto pelo YouTube (53%). O meio menos utilizado por todas as faixas etárias é o download (28%). Vale citar que a questão sobre os meios mais utilizados era de múltipla escolha, portanto, os resultados se complementam.
Assim como ouvir música, assistir filmes também é um passatempo que atrai todas as faixas etárias, sendo que 57% dos entrevistados adoram assistir filmes em casa para se divertir e relaxar no tempo livre e 50% adoram ir ao cinema. Assistir a filmes na telona é cada vez mais a escolha dos jovens – 60% disseram adorar ir ao cinema no tempo livre enquanto apenas 20% dos idosos adoram essa opção de lazer como passatempo.