Pesquisa confirma gosto dos brasileiros por videogames e destaque para smartphones

Mais de 75% dos brasileiros jogam videogames, incluindo várias plataformas e maioria feminina. Esse é um dos dados revelados pela 5ª edição da Pesquisa Game Brasil, realizada em 2018 pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing (por meio dos grupos internos Gamelab e Go Gamers), a Blend New Research e o Sioux Group, agência de tecnologia interativa especializada em gamificação.

Com foco na identificação do perfil do jogador brasileiro, a pesquisa foi aplicada entre fevereiro e março deste ano e incluiu 2.853 entrevistados em 26 Estados e Distrito Federal.

Quem joga?

Quanto à maioria feminina, as mulheres representam 58,9% dos jogadores de videogame no estudo de 2018, porém essa presença feminina preponderante não é novidade e sim uma constante. Afinal, ela já foi apontada nas duas edições anteriores da pesquisa.

A idade mais comum dos jogadores é entre 25 e 34 anos (35,2%), seguidos por uma faixa etária um pouco mais velha, entre 35 e 54 anos (32,7%). “Os jogadores hoje são decisores de compras, votam, formam família, etc. A publicidade e marcas necessitam de dados e insights relevantes que ajudem na comunicação com este público.”, afirma Guilherme Camargo, CEO do Sioux Group, em comunicado oficial.

Na relação entre pais e filhos o videogame também se faz presente. 72% dos pais entrevistados afirmaram jogar com seus filhos e 82% disseram que os games fazem parte dos hábitos de entretenimento dos filhos. Somente 12,9% disseram “não gosto, mas deixo” sobre os filhos jogarem e menos de 1% são “totalmente contra” o hábito.

Já sobre a autoidentificação como “gamer”, que seria um heavy user de videogame, apenas 26,4% dos jogadores se posicionaram assim. Quando separados por gênero, as mulheres são as que menos se autodenominam “gamers” (20%), enquanto o termo é um pouco mais usado entre os homens (35%). Enquanto isso, o eSport é conhecido por 54% dos entrevistados, sendo que 47% afirmaram jogar esse tipo de game.

Onde jogam?

O smartphone foi novamente destaque na Pesquisa Game Brasil 2018, sendo a plataforma mais popular, usada por 84% dos respondentes para jogar. Em seguida vêm os consoles com 46% e os computadores com 44%. Essa plataforma mobile, inclusive, é considerada a favorita para se jogar por 43% dos entrevistados, enquanto plataformas como console (25%), computador pessoal (14%), notebook (10%), tablet (2,8%) e outros ficaram com percentuais bem abaixo dos celulares.

Mesmo quando os jogadores estão em casa, o smartphone ainda é a plataforma mais utilizada (62%) e, quando fora de casa, o celular é usado para jogar especialmente em situação de espera (63%).

Hábitos em destaque

– Videogame e mídia: 47% escutam música enquanto jogam e 46% assistem TV. Só 16% “apenas jogam”. Esse hábito multimidiático independe da faixa etária. Sobre filmes, os gêneros preferidos são animação (44%), ação (42,9%) e comédia (42,7%).

– Comida: oito em cada 10 respondentes comem e/ou bebem durante o jogo eletrônico. Entre as preferências estão o suco (43%), salgadinhos (40%), refrigerantes (39%) e doces (38%).

– Consoles: os mais presentes nas casas dos entrevistados são Xbox 360 (32%), PlayStation 3 (25%), PlayStation 2 (23%), PlayStation 4 (22%), Xbox One (14%), Xbox One X (4,8%) e Playstation 4 Pro (4,3%). Destaque então para o menor acesso a consoles mais recentes e, por consequência, mais caros. Nos consoles, inclusive, 51% disseram jogar online.

– Acadêmico: além da pesquisa, a ESPM e o Sioux Group criaram em parceria o curso Game Marketing, de duração de 6 meses iniciados em março último. A primeira turma tem acesso a conhecimento sobre o mercado, fundamentos de game design e gamificação, processo de criação de um jogo, concepção de modelo de negócios, entre outros temas.

– Eventos dedicados: o Brasil tem diversos eventos e festivais que são voltados a públicos geeks, nerds e gamers diretamente. Entre eles, estão a CCXP – Comic Con Experience, que tem área específica para games e aborda outros mercados como cinema, HQ e anime, e a BGS – Brasil Game Show, com foco total em jogos eletrônicos – ambos são em São Paulo (SP). Um exemplo recente de evento que abrange públicos que também são aficionados por games foi o Anime Fest Fan, encontro nerd realizado em Volta Redonda (RJ), onde reuniu 30 mil pessoas ao fim de junho último. Aliás, o Cine Show, rede cinema, preparou uma série de ações especiais no maior estande, demonstrando que a área tem ligação e potencial direto para gerar oportunidades em outras áreas do entretenimento, como o cinema.

A pesquisa completa do Sioux e da ESPM está disponível em site oficial, mediante pagamento.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.