“A conquista do SAPI é dar visibilidade à produção do Centro-Oeste”, afirma sócia de produtora
Entre fim de julho e início de agosto, em Goiânia (GO), foi realizada a terceira edição do SAPI – Seminário Audiovisual para Produtoras Independentes, que é correalizado pela produtora Panaceia Filmes junto ao Ministério da Cultura – MinC e Secretaria do Audiovisual – SAv. Além disso, o evento teve o Prodview como um de seus apoiadores de mídia, bem como contou com o patrocínio de entidades como a ANCINE.
Para fazer um balanço da edição de 2018 do Seminário, o Prodview entrevistou Lidiana Reis, sócia da Panaceia Filmes. Segundo a executiva, neste ano houve algo engajamento do público, ultrapassando as expectativas da produtora. Além disso, Lidiana considerou uma vitória que o encontro tenha oferecido uma programação mais inclusiva e integrada, promovendo “diálogos mais horizontais e produtivos”.
Com temas diversos, já abordados aqui no portal, outra vitória da edição deste ano, segundo a executiva, foi a abertura de duas programações foram iniciadas nesse ano, o Produtoras in Foco, que é um programa de aceleração para produtoras iniciantes, e o Encontro de Coprodução que foi um café meeting entre os participantes das rodadas de negócios. “O SAPI é um espaço exclusivo para pensar o mercado audiovisual em uma praça que não seja o Rio de Janeiro ou São Paulo, já é um caminho para trabalharmos a descentralização. Tentamos desde a primeira edição ter iniciativas e convidados de todas as regiões do Brasil entre os convidados para debate”, afirmou.
Desafios e preparativos para 2019
Lidiana explicou ainda que o evento enfrenta anualmente o desafio de ser viabilizado, o que mantém a Panaceia em busca de parcerias com a iniciativa privada e pública, repensando sempre as possibilidades de sustentabilidade do SAPI. Isso sem contar o desafio também de continuar um ponto de encontro relevante para o mercado audiovisual da região. “A principal conquista do SAPI tem sido dar visibilidade à produção audiovisual realizada no Centro-Oeste”.
Para garantir a 4ª edição do evento, a executiva disse que a produtora já começou as avaliações da edição de 2018 para conseguir realizar a de 2019. Ela espera fortalecer o relacionamento do SAPI com iniciativas e entidades regionais, sempre de olho na viabilidade do projeto.
“Mais que um evento de mercado nós acreditamos que o SAPI é um lugar de encontro, é um mercado boutique e coeso que propicia receber de forma especial cada participante”, comentou. Lidiana afirmou também ser uma alegria ter realizado mais de 150 reuniões só no último evento. Para ela, esse é um grande estímulo para promover os projetos realizados no Centro-Oeste, para que possam “ultrapassar fronteiras e encontrar novos parceiros e novas janelas”.