“Maranhão na Tela”: compartilhar conhecimento e fomentar negócios nas regiões Norte e Meio Norte
Um dos maiores festivais de cinema do Maranhão, o Maranhão na Tela, será realizado entre 15 e 24 de novembro em três locais diferentes de São Luís, visando ampliar sua abrangência para estados da região Norte.
Essa 11ª edição terá pela primeira vez um ambiente de mercado, o Maranhão na Tela LAB, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). Além disso, exibirá parte de sua programação em um novo local, o Kinoplex Golden, em uma parceria inédita com a rede exibidora, que também irá divulgar o festival em toda sua rede de salas e meios de comunicação no Brasil.
O festival foi idealizado pela produtora Mavi Simão em 2006 e é realizado pela Mil Ciclos Filmes. O evento conta com o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do MinC e da Ancine, com Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do BRDE, com apoio cultural do Instituto Oi Futuro, da Rede Kinoplex e do Sebrae; além de apoio institucional do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e colaboração da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI).
Atividades ampliadas
Até o ano passado, o Maranhão na Tela era focado no fortalecimento do audiovisual maranhense. Na edição 2018, o evento amplia suas ações de fomento para as regiões Norte e Meio Norte, incluindo nove estados. Com isso, a competitiva de filmes maranhenses, antes chamada de Mostra Maranhão de Cinema, passará a se chamar Mostra Nossa Cinema e selecionará cinco longas e dez curtas, em caráter competitivo. Os filmes maranhenses não selecionados para competição serão exibidos em caráter informativo.
Ambiente de mercado
O Maranhão na Tela LAB será composto por painéis e rodadas de negócios, laboratório de pichting e masterclasses com importantes nomes do audiovisual brasileiro. Serão reunidos em seu ambiente de mercado executivos da TV, do cinema e das mídias digitais. A iniciativa conta com a colaboração da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), com o apoio institucional do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB).
“O objetivo da ação é compartilhar conhecimento e fomentar novos negócios nas regiões Norte e Meio Norte”, afirma Mavi Simão.