Oportunidades de investimento e empreendedorismo no entretenimento audiovisual também são foco da CCXP18

Entre os dias os dias 6 e 9 de dezembro, em São Paulo, os holofotes do mundo do entretenimento se viraram para a CCXP18, maior festival de cultura pop do mundo que promoveu uma verdadeira maratona com mais de 40 horas de programação e o maior lineup de todos os tempos, com 42 astros e estrelas de Hollywood, 530 quadrinistas e mais de 100 marcas distribuídas por uma área de 115 mil m².

Um evento marcado por tanto entretenimento disponível para os visitantes não deixou de lado, porém, todas as oportunidades de investimento e empreendedorismo que esse segmento trás. Confira alguns destaques para o mercado durante o encontro, bem como produções e profissionais brasileiros de destaque no cenário da produção audiovisual.

Perfil do público Geek

Abrindo a programação, o CCO da Omelete Company, Otávio Juliato, apresentou aos participantes alguns resultados da pesquisa Geek Power, que analisa os hábitos de consumo desse público no Brasil.

Com cerca de 12 mil entrevistados, os dados foram coletados por meio de um formulário disponibilizado nas redes sociais e faz uma comparação entre os geeks e o mainstream. Algumas conclusões inesperadas quebram estereótipos clássicos referentes aos nerds. Diferente do que se pensa, 49% desse público pratica esportes, por exemplo. Como conclusão, Juliato levou ao público 3 aprendizados sobre como atingir o público geek: conteúdo, contexto e conexão.

Conheça abaixo mais alguns dados revelados na pesquisa:

*Gênero

62% Masculino
52% do público possui entre 18 a 29
41% pertencem as classes A e B
42% possuem ensino superior
49% praticam esportes, sendo os mais praticados: Corrida, Futebol, Triathlon

*Dados de consumo

87% usa a internet pra se divertir
42% enquanto tá acordado tá on LINE
63% gasta mais de R$ 100,00 com entretenimento mensalmente
84% do público geek consomem cultura pop todos dias
95%  assiste mais de 3 filmes por mês

*Redes sociais mais utilizadas

64% YouTube
58% Instagram
47% Facebook

 

CCXP Unlock

Além do anúncio da ANCINE sobre um novo edital para a área de games que terá investimento recorde, durante o Unlock, o diretor-geral do Globoplay, João Mesquita, esteve com Fe Cerávolo, diretora do Youtube Brasil Gaming e Amy Singer, também do Youtube, para participar do painel ‘Iniciativas Audiovisuais’, mediado por Renata Brandão.

Já a Globosat teve três participações especiais: um painel sobre comunicação, que inclui um debate sobre o estudo ‘Meia Palavra’ com Polika Teixeira, gerente de Marketing do GNT, e que está disponível na plataforma GENTE; uma apresentação sobre e-Sports com a presença de Leandro Valentim, executivo do Grupo Globo; e a presença de Flavia Hecksher, diretora de Marketing do Telecine, que fala sobre a presença da marca no evento.

O Unlock CCXP também prestou uma homenagem a Jeremy Zag, CEO e fundador da ZAG Entertainment e um dos produtores da animação Miraculous, As Aventuras de Ladybug, sucesso internacional exibido com exclusividade pelo Gloob no Brasil.

 

Masterclasses

O Auditório Prime recebeu Masterclasses com artistas reconhecidos mundialmente. Os encontros foram oportunidades únicas para quem deseja absorver um pouco do conhecimento de nomes como Bruno Honda (carreira e construção de marca), Felipe Massafera (pintura), David Michelinie (roteiro), Tom Grummett (narrativa), John Romita Jr. (desenho), Joe Rubinstein (arte final), Lee Weeks (capa) e Peter Milligan (roteiro).

Na masterclass sobre carreiras, Bruno Honda, ilustrador e quadrinista, que atualmente trabalha na Mauricio de Sousa Produções, falou sobre a importância de um planejamento estratégico na produção de entretenimento em geral, desde quadrinhos até conteúdo em vídeo.

O processo criativo para a elaboração de um roteiro foi o tema da masterclass de David Michelinie, criador do personagem da hq Venom. O local também recebeu o experiente Tom Grummet, que falou sobre o processo e a importância da narrativa para construir uma história em quadrinho. Já na primeira mesa do dia, cinco mulheres conversaram sobre a necessidade da representatividade com personagens femininas no mundo do entretenimento.

 

Conteúdo nacional e profissionais brasileiros

As atrizes Débora Falabella, Taís Araújo, Camila Pintanga e Leandra Leal, contaram, junto com o diretor Carlos Manga Jr e a autora Estela Renner, sobre Aruanas, nova série da Globoplay. O foco da produção é retratar o ativismo feminino na Amazônia. Lanne Maísa, estudante de T.I, que veio de Santos para prestigiar a CCXP, ficou animada com a apresentação da série: “A escolha das quatro para serem as protagonistas da série foi muito boa. Quando pensamos em empoderamento feminino, elas são as primeiras atrizes que vem à cabeça”, diz.

A nova série da Globoplay foi outro tema do encontro. Tatá Werneck, Fernando Caruso, Eduardo Sterblitch, Fernanda Young e Patrícia Pedrosa dividiram o palco para falar sobre Shippados, que estreia no primeiro semestre de 2019. Os apresentadores mostraram como seus gostos pela cultura pop influenciaram suas carreiras. Tatá Werneck falou sobre como mulheres comediantes são discriminadas e tratadas como loucas quando querem fazer as mesmas coisas que os homens. “Homens são engraçados, mulheres são loucas”, ironiza.

Giulia Benitte, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira e o diretor Daniel Rezende apresentaram o trailer e making of exclusivos, e dividiram com todos como foi interpretar a turma de amigos mais conhecida do Brasil. E, o que não faltou nos comentários de todos, foi o quão emocionante todo o projeto se mostrou para os envolvidos e como se tornaram unidos, “como uma família”, compartilhou Rezende.

E a produtora RT Features participou do painel Hollywood made in Brazil, ministrado por Rodrigo Teixeira, que contou com a participação especial de Chris Columbus – diretor de clássicos juvenis como Esqueceram de Mim, Harry Potter e a Pedra Filosofal e Uma Babá Quase Perfeita, que foi co-produtor, junto com Teixeira, nos filmes A Bruxa e Patty Cakes.

Rodrigo Teixeira falou sobre seus novos projetos, como os longas Ad Astra, com Brad Pitt e Donald Sutherland; The Lighthouse, com Robert Pattinson e Willem Dafoe; A Vida Invisível, com Fernanda Montenegro e Gregório Duvivier, entre outros.

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.