Festival apoia produções universitárias em Curitiba
A segunda edição do festival Metrô (Festival do Cinema Universitário Brasileiro), realizado em 21 e 25 de novembro, reuniu realizadores na Cinemateca de Curitiba (PR). Foram 63 filmes de universitários exibidos, entre curtas, médias e longas-metragens. A cerimônia de premiação entregou quatro prêmios.
O Metrô, que exibiu República dos Assassinos, de Miguel Faria Jr. (1979) na abertura do evento e promoveu as mesas de discussão “A Outra Imagem” e “A Produção de Longas no Ambiente Universitário”, deixou clara a preocupação com o aspecto didático e crítico que, segundo os diretores, é responsabilidade de um festival com ênfase na produção universitária.
“Os filmes são os catalisadores, que ajudam a moldar a reflexão feita ao longo do festival, por meio dos debates ao fim das sessões e das mesas. Um pouco de reflexão e um pouco de festa fazem bem”, brincou Wellington Sari, um dos diretores do Festival.
O Metrô também conta com o laboratório de roteiros MetrôLab, que tem a intenção de promover o encontro entre estudantes e consultores profissionais de diversas áreas.