Animação e game do Hype Studio terá apoio do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar com R$ 2,2 milhões o Plano de Negócios do período de 2018 a 2020 da Hype Studio Computação Gráfica, que tem por objetivo a produção da obra audiovisual de animação Guitar & Drum, game homônimo e investimentos corporativos. O apoio será realizado no âmbito do BNDES Procult, correspondendo a 38% do investimento total da empresa (R$ 5,8 milhões).
Guitar & Drum (“Viola e Tambor” no Brasil) é uma série pré-escolar, para meninos e meninas de 3 a 6 anos, que conta a história de dois instrumentos musicais e inseparáveis amigos. Serão 52 episódios, de 5 minutos de duração cada um. O Plano de Negócios também prevê o desenvolvimento do game para dispositivos móveis. Por fim, a Hype pretende investir no fortalecimento de sua equipe de criação, com a contratação de quadro próprio e uma equipe remota de ilustradores para trabalhar em projetos específicos.
A Hype surgiu em 2010 como uma empresa de pequeno porte que atua na produção de conteúdo audiovisual. A primeira obra de animação da Hype, o curta-metragem Ed., ganhou 28 prêmios em festivais nacionais e internacionais. O sucesso da série “Dino Aventuras” – produzida para o grupo Danone-Cinefilm e exibida pelos canais Disney Júnior e Disney Channel – ensejou a companhia a entrar no mercado de propriedades intelectuais. Desta forma, criou-se um núcleo interno, a Hype Lab, para desenvolver marcas e produtos que gerem receitas com a comercialização, direitos de exibição multiplataformas e licenciamento de produtos.
Mercado
Um levantamento do BNDES estima em R$ 5,4 bilhões o mercado brasileiro de produções audiovisuais de animação. O valor está distribuído entre os mercados de animação em TV Paga, cinema, plataformas de streaming (VOD), animações embutidas em games e animações para uso corporativo e publicidade. O segmento de animação foi responsável pela movimentação de R$ 1,35 bilhão, ou 5,9% do valor total do conteúdo da TV paga em 2016. O total arrecadado com bilheteria de filmes em animação chegou a R$ 518 milhões, ou 25% da bilheteria total em 2016. Já o mercado de animação em plataformas de Video on Demand geraram R$ 73 milhões.