Estratégia de conteúdo, processo criativo, montagem e direção de arte foram temas da edição de 5 anos da FilmeCon
A comemoração de cinco anos da FilmeCon foi com muito conteúdo, troca de informação e aprendizado entre os profissionais e entusiastas do mercado audiovisual, em São Paulo, na última sexta (14/12).
Apresentando por Bruno Baltarejo (Professor líder e Coordenador dos cursos de audiovisual do AvMakers e da TreinaWeb) o encontro contou com palestras envolvendo montagem, direção de arte, estratégia de conteúdo e outros itens relacionados a esse seg
mento que movimenta o cotidiano de muitos profissionais.
Lua Voigt, uma das diretoras da Delicatessen Filmes abordou o tema “Um filme é acima de tudo um clima”. Ela contou um pouco da sua trajetória no audiovisual e reforçou a presença das mulheres na área: “Eu não quero fazer só comercial de absorvente. Eu quero trabalhar como todo mundo”.
Roger Garcia e Emerson Souza, do Programa Reclame, falaram sobre como é possível sim fazer propaganda com conteúdo e como o processo criativo está presente em todas as áreas. Os profissionais apresentaram uma série de referências, passando pela culinária, cinema e arte para mostrar que os profissionais que trabalham com audiovisual devem beber de várias fontes. “Temos que respirar e consumir de tudo, sem preconceito”, disse Emerson.
Camilo Coutinho, da Double Play Media, especialista em videomarketing, mostrou que não basta só fazer vídeo, se não há estratégia para o seu conteúdo. Ele mostrou qual caminho os profissionais devem percorrer antes, durante e depois da divulgação de um vídeo. “Otimize para as pessoas, não para o algoritmo”, foi enfático.
Expositoras
A FilmeCon contou com a presença de algumas empresas com estandes no hall do Teatro Frei Caneca (SP), palco das apresentações.
Na área tecnológica, a Mov Locadora, especializados na locação de câmeras, lentes, gravadores, microfones e outros itens para produção de audiovisual e a World View, especializada em materiais de foto, vídeo e cine, que atua no mercado há 15 anos, atendendo o público com uma grande diversidade de produtos de fabricação própria e de revenda.
No segmento de carreira e profissionalização estavam a AvMakers, escola online do Brasil com conteúdo técnico exclusivo para Filmmakers, Fotógrafos, Produtores, Editores, Diretores, Operadores de Som e Mixagem, Coloristas, Animadores, Motion Designers, Youtubers, Infoprodutores e a plataforma VAV primeira online que disponibiliza ao profissional e estudante do audiovisual networking e suporte necessário para a viabilização de suas obras. Recentemente, a plataforma ganhou uma novidade: a Página de Oportunidades.
Também participaram a Loja do Filmaker e a Hyper com a exibição de conteúdos imersivos.
Outros Highlights
*Dirigindo a montagem – Em um bate-papo, Daniel Rezende, reconhecido como um dos melhores montadores do cinema brasileiro, que venceu o Bafta e foi indicado ao Oscar de Melhor Montagem por seu trabalho no filme Cidade de Deus, definiu o que é montagem: “A montagem é fundamental na construção de um filme. É ela que definirá o seu trabalho”.
*Estética do Pop no mercado audiovisual – João Monteiro e Fernando Moraes, conhecidos como “Os Primos”, vem desde 2016 desenvolvendo videoclipes tanto para a nova geração da cena independente, quanto para artistas do mainstream. Para eles, ter referências é algo essencial na vida de um filmmaker: “No audiovisual como um todo, para você evoluir, você precisa consumir. É necessário ter referências”.
*Desenho do Espaço e a Cena – O que é direção de arte para você? Vera Hamburger falou sobre o assunto: “A gente não trabalha com decoração, nem com moda e nem com beleza. A direção e arte não pensa em fazer um filme bonito ou fofo. Nós queremos instigar as pessoas”.
*Prêmio FilmeCon – Douglas Ratzlaff Bernardt foi o grande vencedor do troféu de melhor videoclipe pelo Baco do Exu do Blues – Bluesman. Denis Cisma (Criolo – Boca de Lobo) e Phill Mendonça (Ponto de Equilíbrio part. Rael & Rincon Sapiência) também concorreram.