Principais especialistas de efeitos visuais estiveram reunidos no VFX RIO
O VFX RIO, evento dedicado à tecnologia e entretenimento que teve parceiros internacionais como a Foundry, Intel e NVIDIA, além do patrocínio da TV Globo, foi uma vitrine para profissionais, produtoras e empresas dedicadas à produção de efeitos visuais e tecnologias imersivas no mercado audiovisual que se reuniram entre 3 e 5 de dezembro.
O encontro teve workshops de Realidade Virtual, liderados pela produtora Super Uber; apresentações do making of de efeitos das novas produções da TV Globo (Ilha de Ferro, com Uno de Oliveira e Wesclei Barbosa) e de filmes como O Quebra Nozes e os Quatro Reinos (com Max Wood) e Vingadores: Guerra Infinita (com o americano Kelly Port), além de masterclasses para melhor utilização da tecnologia MARI, oferecidas pela Foundry.
O Brasil também esteve muito bem representado. Paulo Barcellos, diretor geral de Pós Produção na O2 Filmes participou do painel liderado por Jorge Peregrino, Presidente da Academia Brasileira de Cinema. Eles apresentaram o filme Malasartes e o Duelo com a Morte, vencedor do prêmio de efeitos visuais da Academia Brasileira de Cinema.
O programa de três dias incluiu mais de 20 palestras e workshops com supervisores, diretores e artistas que participam da criação de efeitos visuais e mídias imersivas.
“O VFX Rio deste ano provou que o mercado tem uma demanda. Conseguimos conectar desenvolvedores, agências, grandes estúdios brasileiros e internacionais. Tivemos a participação da O2, Conspiração, Globo, Digital Domain, MPC e da Siggraph, que é um parceiro importantíssimo. Conseguimos ter todos os dias com a lotação máxima, muita gente interessada. A nossa expectativa para próximo ano é de crescimento, queremos ter uma área acadêmica com maior representatividade dentro do evento, entre outras ideias que vamos desenvolver. Nosso objetivo é fazer com que as tecnologias sejam acessíveis também a um número maior de pessoas. Tivemos a aproximação com o pessoal da Gato Mídia, interessado em participar, o que foi muito bom. Acreditamos que cada vez mais pessoas com diversos tipos de background terão acesso às tecnologias que discutimos no evento”, disse o criador do evento, Matteo Moriconi.