Filme relacionado às consequências da corrupção estará na Mostra de Cinema de Tiradentes
O curta-metragem Fish Head (Peixe, Pizza e Picaretas) foi selecionado para a programação da Mostra de Cinema Tiradentes, que ocorre entre 18 e 26 de janeiro.
A produção aborda a ironia da evasão fiscal e levanta questões éticas e morais relacionadas às responsabilidades pessoais e às consequências da corrupção. A ambiguidade da corrupção, a opção por burlar regras – ou não – e o que significa ser um cidadão de “bem”.
“Eu decidi fazer este filme porque a corrupção e o pagamento de subornos é algo que acontece em todo o mundo”, diz o diretor Maynard Stuart Farrell.
Produzido pela Academia Internacional de Cinema, com apoio da SPCINE e da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, o filme adota uma óptica satírica, mas honesta, da natureza da evasão fiscal. A escolha das locações e a desenha de arte, no entanto, foram cuidadosamente planejados para fazer com que o filme parecesse meio surreal e, ao mesmo tempo, não específico de nenhum país.
O poema Nothing is Impossible to Change (Nada é impossível de mudar), de Bertolt Brecht, foi musicada para a introdução do filme que já determina o tom e a mensagem do conto.
O filme é feito com apenas seis planos sequenciais, uma para cada uma das seis cenas. Então, estas seis composições são reunidas, com tomadas extras intermediárias, para auxiliar tanto visual quanto esteticamente a narrativa original da história.
Farrell afirma que as obras do diretor de cinema sueco Roy Andersson, “Living Trilogy” (que inclui Songs from the Second Floor [Canções do segundo andar], You, the Living [Vocês, seres viventes] e A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence [Um pombo sentado num galho refletindo sobre a existência]) foi uma grande inspiração para este filme.
“Ele faz belas composições. Nós buscamos nos concentrar em fazer o mesmo. Queríamos encontrar locais de filmagem que parecessem arte, como pinturas. Não queríamos que o cenário fosse facilmente identificado como tendo sido filmado em uma determinada cidade ou país específico. Queríamos que o filme parecesse internacional”, completa.
Mais de 100 pessoas foram envolvidas para fazer o Peixe, Pizza e Picareta – Fish Head. A equipe foi composta por estudantes de escolas de cinema AIC e seus contatos e amigos.
Veja o trailer e mais informações do filme em: