SET aponta destaques da CES, feira de eletrônica em Las Vegas
A CES, a maior feira de eletrônica de consumo do mundo e um termômetro sobre os avanços tecnológicos que impactam diretamente na vida dos consumidores, abriu o calendário de eventos tecnológicos de 2019 em janeiro, em Las Vegas.
A SET participou e traz os principais destaques do encontro. Afinal, como serão consumidos e por quais equipamentos os conteúdos serão exibidos?
Confira os principais produtos lançados no campo dos eletrônicos:
TVs
A Samsung trouxe a TV Q900 QLED de 98 polegadas, avaliada como uma das maiores TVs de 8K da feira, ao lado da Z9G de 98 polegadas da Sony e a TV OLED de 88 polegadas da LG. Disponível também em 65, 75, 82 e 86 polegadas.
Além deste, a Samsung também exibiu o protótipo da TV Micro LED. A empresa apresentou uma versão de 75 polegadas 4K que consome a metade da energia de uma OLED convencional e chama a atenção pela modularidade, na qual a TV pode ser montada pelo usuário como uma peça de um quebra-cabeças.
A OLED da LG impressionou pela tela flexível que rola em um tubo compacto, desaparecendo em um suporte baixo, dentro de uma caixa prateada. O produto contém ainda o sistema de som Dolby Atmos e é habilitado com a AI Alexa, da Amazon.
Tentando fazer frente aos seus concorrentes, a Sharp retornou à CES 2019 após quatro anos com um estande que mostrou seu portfólio de novos produtos focados em 8K e AIoT, com TVs, câmera, monitores e periféricos, sistemas de edição e soluções visuais 8K para diversos setores.
Robótica
A empresa coreana Never Labs anunciou um acordo de cooperação com a LG em P&D com foco na integração entre a sua plataforma de mobilidade e localização integrada “xDM” (eXtended Definition & Dimension Map) e o Guide Robot da LG. O xDM foi apresentado pela primeira vez no DEVIEW 2018, a maior conferência de desenvolvedores da Coréia do Sul.
Áudio
A chinesa Sabinetek trouxe um headset que levou o Prêmio de Inovação 2019 CES: o Solo Bluetooth. Trata-se de um produto sem fio, compatível com iOS, Android, Windows e com smart TVs. Funciona com qualquer aplicativo (como iTunes, Spotify ou Smule) e permite que os usuários transfiram músicas para seus smartphones em tempo real, prontas para serem compartilhadas nas redes sociais. O Solo utiliza tecnologia que incorpora um chip de processamento de áudio DSP de nível profissional de dois núcleos para maximizar a supressão de ruído adaptativa e ajudar a reprodução de música de forma nítida.
Rádio
A Vewd, a maior provedora de software OTT para smart TV no mundo, anunciou uma nova versão do appTV da Radioline. Agora, o aplicativo estará disponível para milhões de dispositivos habilitados da Sony, Hisense, Philips e TiVo, entre outras. A Radioline é a provedora de rádio online número um da Europa, agregando 90.000 estações e podcasts de 130 países. O novo appTV expande a parceria Vewd com a Radioline, integrando a tecnologia baseada em Inteligência Artificial para áudio e indexação de voz da AudioBurst.
Set top box
A VeriSilicon anunciou que a Broadcom, líder do setor, selecionou sua família IP de processador de Inteligência Artificial Vivante VIP8000 / VIPNano para uso em sua próxima geração do sistema set-top-box (SoC). Com total escalabilidade, desde potências extremamente baixas até altas performances superiores a 100 TOPS, o Vivante VIP8000 / VIPNano IP alimenta dispositivos inteligentes de última geração em vários segmentos de mercado.
Cor e luz
A austríaca ams, líder mundial de soluções de sensores de alto desempenho, lançou um chip sensor espectral em miniatura que oferece capacidade de análise de cores multicanal de nível laboratorial para dispositivos móveis. A tecnologia permite também o balanceamento de branco automático e a combinação de cores.